You are currently viewing Educação Física: ZOUK E DANÇA DO VENTRE

Educação Física: ZOUK E DANÇA DO VENTRE

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª SÉRIE da Eja.

Na aula de hoje vamos conhecer e apreciar algumas modalidades de dança.

Fonte: flickr.com

A dança é a expressão do corpo seguindo movimentos ritmados, em geral, ao som de música. Os movimentos podem ser improvisados, treinados, imitados, transformados ou criados. É uma prática corporal democrática e motivadora, seja em par ou sozinho, velho ou criança, homem ou mulher, todos podem dançar e, todos se sentem bem.

Existem diversos estilos de dança. Jazz, salsa, samba, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, zouk, são alguns exemplos. Essas distintas modalidades surgiram em época, local e cultura diferente. Algumas dessas possuem um ritmo lento, outras agitado, algumas são dançadas com acessórios, outras individualmente, com parceiro ou em grupo. Que tal assistir e apreciar algumas dessas modalidades?

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo abaixo, e aprecie a modalidade de dança  “Zouk”, da equipe de dança da Professora Emmanuela Marinho.

Disponível: Apresentação Zouk (2012) – YouTube

Gostou da apresentação? Você conhecia essa modalidade de dança? Zouk significa “festa” na língua nativa do Caribe. É uma mistura do estilo musical afro-caribenho, calipso, ao estilo musical urbano que surgiu em Camarões chamado de makossa. O resultado dessa mistura de estilos que resultou no Zouk é muito parecida com outras danças como o merengue e salsa. Embora tenha começado no Caribe, esse estilo ganhou o mundo e hoje em dia é praticado em todos os continentes. Aqui no Brasil, o ZOUK é dançado de forma diferente de sua origem, com algumas influências de ritmos brasileiros, principalmente da lambada.

ATIVIDADE 2

Vamos agora apreciar outro estilo de dança? Assista ao vídeo abaixo da bailarina Francielly Pires, do Studio Kizara.

Disponível: Solo Francielly Pires – Mawahib Setembro de 2018 – YouTube

Conseguiram identificar qual a modalidade de dança mostrada no vídeo? Gostaram? A modalidade apresentada no vídeo é a dança do ventre que, sem dúvidas, é uma das mais conhecidas e praticadas no mundo. Originada no Egito Antigo, a dança do ventre mistura ritmo e  passos precisos que cativa qualquer pessoa.  Originalmente,  ela foi criada como uma reverência a deusas e era realizada em rituais e cultos religiosos. Contudo, a dança ganhou fama e conquistou o mundo todo. Hoje em dia o que não faltam são academias que oferecem essa modalidade. Curiosamente, é chamada de dança do ventre pois simboliza a fertilidade feminina, pensada para celebrar a vida, a procriação e reverenciar a mulher. Mas isso não impede que o homem realize a dança, fazendo os mesmos movimentos das mulheres ou acompanhando as mulheres somente com alguns movimentos, seja das mãos, quadril ou ombro.

ATIVIDADE 3

Agora que já aprendeu um pouco mais sobre o Zouk e a Dança do Ventre, você irá dançar livremente esses estilos de dança, ao som das músicas que as caracterizam. Não é necessário saber passos marcados, basta seguir o ritmo da música e deixar a imaginação fluir. Mesmo sozinho e sem nenhuma experiência, é possível criar e improvisar movimentos espontâneos na dança. Dançar livremente, cada um à sua maneira, é uma forma divertida de mexer o corpo e auxilia na qualidade de vida. Divirta-se!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0824) Praticar diferentes modalidades de danças