You are currently viewing Cultura Popular e Diversidade – Em Cena a Música Indígena

Cultura Popular e Diversidade – Em Cena a Música Indígena

Vamos conhecer um pouco mais a cultura popular brasileira e sua diversidade, tendo como foco principal, o estudo e a fruição de músicas indígenas. É importante observar que no caldeirão cultural brasileiro, convive manifestações culturais de diferentes naturezas e de muitos lugares do mundo, como, por exemplo, as músicas dos povos europeus, africanos, asiáticos e indígenas – estes povos habitaram e sempre habitam nosso país. Suas músicas apresentam uma enorme variedade de arranjos sonoros, tornando impossível um detalhamento mais aprofundado no espaço dessa atividade apenas.


Atividade 1

Essa atividade introdutória consiste em retomar o conceito do que é música? Acesse o link e assista ao vídeo “O que é Música?”. Ah, se puder, convide sua família para assistir e aprender com você. 


Atividade 2

Ao relembrarmos que a Música é a organização de sons e silêncio, podemos, agora, compreender um pouco mais sobre a Música Indígena e suas características e seus instrumentos musicais. Para isso acesse o link abaixo e leia o texto “Povos Indígenas no Brasil”.  

http://povosindigenasdobrasil.blogspot.com/2014/10/a-musica-indigena.html


Atividade 3

Ao ler o texto, vai escrevendo em seu caderno pelo menos umas quatro ou cinco palavras que você não conhece o significado e as procure no dicionário. Assim, feita essa primeira leitura, retorne ao início do texto e o leia mais uma vez. Agora reflita sobre suas aprendizagens relacionadas à nossa cultura brasileira, em especial a música dos povos indígenas.


Atividade 4

Acesse o link abaixo para ver e ouvir o vídeo de uma música indígena Para esse momento de fruição é importante que os ouvidos e o coração estejam abertos, repletos de respeito e admiração por essa manifestação artística. Se puder, convide sua família para ouvir e também aprender com você. 


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Arte – MúsicaConhecer e valorizar o patrimônio e memória cultural, material e imaterial de Goiás.
Relatar e descrever as características fundamentais da cultura popular e erudita.
Conhecer e reconhecer as características da música indígena e relacioná-las aos elementos constitutivos da música.


EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Corpo, Expressão e Movimento