You are currently viewing Cuidando das nascentes

Cuidando das nascentes

As nascentes abastecem os rios de água. Assim, além do cuidado com a poluição das águas ao longo do percurso de um rio, temos que proteger suas nascentes, pois sem elas, um rio pode inclusive secar. O Rio Meia Ponte, que apesar de nascer no município de Itauçu, possui algumas nascentes em Goiânia. Será que essas nascentes estão sendo protegidas? Vamos ver sobre isso?

Fonte: Youtube, “Nascentes: corregos, rios e ribeirões – EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1ª Série” do canal Portal Conexão Escola

ATIVIDADE 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Recuperação de Nascente no Setor Jaó”, da TV Serra Dourada. Convide a sua família para assistir com você

Fonte: Recuperação de nascentes no Setor Jaó em Goiania do Site Serra Dourada- SBT

ATIVIDADE 2

Reflita com os seus familiares:

– O que é uma nascente de rio?

– Qual a importância de proteger as nascentes dos rios?

– Vocês conhecem alguma nascente? Ela está preservada?

ATIVIDADE 3

Você já ouviu a frase “o meio ambiente começa no meio da gente”. Cuidar da conservação ambiental é papel de todos nós. Agora, observe o ambiente mais próximo de você, a sua casa. Escreva, em seu caderno, quais ações você tem feito para a conservação ambiental.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento  
CiênciasCompreender o que são recursos hídricos e justificar a importância da conservação dos mananciais para a manutenção e equilíbrio da vida no planeta eEntender a importância das plantas para o equilíbrio ambiental e para a promoção da qualidade de vida.  
GeografiaConhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza eReconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social correlacionando-o com a qualidade de vida.
Língua PortuguesaProduzir textos escritos coletivamente e de forma espontânea, considerando a situação comunicativa; Reconhecer características da apropriação da escrita alfabética a partir de textos de memória e do campo da vida cotidiana
Ler de forma mediada, gêneros multissemiótico, reconhecendo suas linguagens.  

EAJA – 1º Segmento – 2ª série – Educação Ambiental e Saúde