You are currently viewing Coreografias que marcaram o tempo

Coreografias que marcaram o tempo

Fonte: Youtube. “Você sabe o que é coreografia? – 002 EAJA – Corpo, expressão e movimento – 2ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Olá! Você conhece alguma coreografia?

As coreografias são movimentos corporais expressivos que apresentam ideias e sentimentos no ato de dançar. Elas estão presentes em festas, eventos, shows entre outros.

Além disso, os movimentos coreografados contam com recursos de outras linguagens artísticas como o teatro, a música e as artes visuais proporcionando prazer para quem dança e apreciação para o público que assiste. Vamos conhecer mais?

Atividade 1

Esta atividade apresenta algumas coreografias, vamos conhecer?

Vídeo 1:

legenda do vídeo 1: Потрясающий танец теней на шоу Britain’s Got Talent – Got Talent Global

Vídeo 2:

legenda do vídeo 2: Break dança de rua anos 80 – Estela Vieira

Vídeo 3:

legenda do vídeo 3: Apresentação de Catira Arraiá Pax Rio Verde – Pax Rio Verde

Vídeo 4:

legenda do vídeo 3: Macarena (Bayside Boys Remix) – LosDelRioVEVO

Atividade 2

Vamos Refletir:

• A partir dos vídeos, em sua opinião, quais são os elementos fundamentais para a criação de uma coreografia?
  • A escolha da sequência de movimentos conversa com a música?
  • O cenário e figurino interferem na coreografia?

Atividade 3

Vamos Refletir sobre você:

• Qual a sua música preferida?
  • Pesquise se ela tem uma ou mais coreografias?
  • Você acredita que a coreografia é condizente com a música?

Atividade 4

Registre por escrito (no papel, celular ou computador) o que mais lhe sensibilizou ou chamou mais a atenção nas coreografias que vimos hoje.

Reflexão final

Trabalhamos aqui, sobre coreografias e os elementos fundamentais para se constituírem, bem como seu destaque social no decorrer do tempo.

Fique a vontade para pesquisar mais sobre o assunto.
A partir dos conceitos trabalhados acima, convidamos vocês para conhecerem mais sobre alguns espetáculos que aconteceram no mundo, a partir dos seus cartazes.

EAJA – 1° Segmento 1ª e 2ª séries – Corpo, Expressão e Movimento