You are currently viewing Consumo X Lixo

Consumo X Lixo

Olá, como vai?

Como você e sua família tem tratado seus resíduos diários? Você sabia que em 2010 foi sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em que estabelecia prazo até 2014 para o encerramento da utilização de lixões como forma de descartar nossos resíduos sólidos? Tudo indica que a lei não supriu o resultado adequado e os lixões continuam a ser utilizados como forma principal de descarte final de resíduos sólidos. Vamos dialogar um pouco mais a respeito dessa questão e relaciona-la com esse período de pandemia atual.


ATIVIDADE 1

Durante este período de pandemia, as famílias estão em casa com isso a produção de lixo tem aumentado. Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre descarte de resíduos sólidos:

“O que cada um pode fazer para produzir menos lixo” – Canal: Senado Federal
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JAvRK1dO8AE

Pense e escreva como a sua família lida com a produção do lixo. Converse com seus familiares como vocês podem reduzir essa produção do lixo produzido em casa.


ATIVIDADE 2

E sobre o seu consumo diário, existe uma relação direta entre o que consumimos e o quanto consumimos com a geração de lixo que é descartado posteriormente.

Veja o vídeo abaixo para contextualizarmos a questão do consumismo com a geração desenfreada de lixo.

“Neurociência E Hábitos De Consumo Com Cláudia Feitosa-Santana | Entrevista” – Canal:Canal Futura – Link: https://www.youtube.com/watch?v=p33EXSiJuvc

Após assistir o vídeo, responda as questões a seguir:

Você já se percebeu comprando algo por impulso após assistir alguma propaganda? Como foi? Descreva a sensação em seu caderno


ATIVIDADE 3

No primeiro vídeo foi falado sobre compostagem, o quanto é importante e auxilia na diminuição do lixo orgânico produzido, vamos produzir uma composteira? E utilizar os resíduos para adubar as plantas.

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

Para mais informações e aprender a como fazer uma composteira, acesse o link a seguir:

https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem.html


Componente(s) Curricular(res)GeografiaCiências Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoProdução, circulação e consumo: Consumo e consumismo. Consumo consciente. Produção de lixo e suas consequências (EAJAGE0313) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços; (EAJAGE0314) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo, compreendendo a necessidade de mudança de hábitos para o consumo consciente em sociedade, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno;  (EAJACI0312) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano;  (EAJACI0313) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima.

Professor:Marcela dos Santos e Santos
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros

EAJA – Experiência e Curiosidade – 1º Segmento – 3ª Série