You are currently viewing Consumo Consciente

Consumo Consciente

Fonte: Youtube. “Consumo Responsável – 019 EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 3ª Série” do canal Portal Conexão Escola

Olá! Você consome de forma consciente?

Significa adquirir produtos e serviços, cuja produção não produz os impactos meio ambiente. Ficar atento a esses impactos, no momento de adquirir produtos e serviços, de quem comprar, como usar e como descartar o que não queremos mais, estamos contribuindo para um mundo melhor.  

Vamos refletir sobre nossas decisões ao comprar um produto. No dia a dia, pensamos no que queremos comprar, onde encontrar os produtos, os preços, nas marcas e data de validade. Mas podemos melhorar nossa habilidade de consumo. 

Nessa atividade, a partir de um vídeo, vamos conversar sobre o consumo consciente. O que precisamos considerar ao comprar um produto? Porque precisamos aprender a consumir e descartar produtos? Qual a relação disso com o nosso planeta? A partir dessas informações, vamos refletir e planejar ações que ajudam nossa prática de consumo.


Atividade 1

Precisamos mesmo consumir tantas coisas? Como comprar e descartar produtos de forma a não prejudicar o planeta? Qual projeto mundial e suas metas em relação ao meio ambiente? 

Assista ao vídeo 1

Convide sua família para assistir com você. Afinal, cada um pode fazer a sua parte para conservar o planeta.

Fonte: “ODS e Consumo Consciente” – Instituto Akatu

Atividade 2

Estabeleça um diálogo com sua família sobre como o consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia. E depois, escreva em seu caderno uma lista de ações para ajudar sua família a consumir e descartar produtos de forma consciente

Se precisar assista ao vídeo novamente ou peça ajuda de alguém. Ah, antes de finalizar faça uma revisão do seu texto, por meio de pesquisa em recursos, impresso, digital ou oral. 

Bom trabalho!


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências (EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho.
(EAJACI0308) Compreender a necessidade de uso sustentável da água e dos materiais (minerais, plásticos, papel, madeira) no planeta.
(EAJACI0309) Propor formas sustentáveis de utilização da água e de outros materiais (minerais, plásticos, papel, madeira, etc.) para a manutenção desses recursos.
(EAJACI0310) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente e compreender a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. 
Geografia (EAJAGE0313) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços.
(EAJAGE0314) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo e as consequências ambientais do aumento desses. 
Língua Portuguesa(EAJALP0351) Revisar o texto produzido e observar aspectos ortográficos e gramaticais.
(EAJALP0349) Identificar a ideia principal do texto.
(EAJALP0350) Utilizar os recursos de coesão e coerência ao produzir textos.
(EAJALP0314) Reconhecer a função social dos textos produzidos. 
(EAJALP0325) Elaborar o texto com as características do gênero e a finalidade comunicativa.
(EAJALP0326) Reformular o texto produzido.



EAJA – 1° Segmento 3ª série – Educação Ambiental e Saúde