You are currently viewing Consumindo o planeta

Consumindo o planeta

Shopping Center

Você já refletiu como o seu consumo pode afetar o planeta? Já compreendeu como o nosso consumo consome os recursos naturais da Terra? Nessa atividade vamos aprender mais sobre como  o consumo pode afetar o nosso planeta.


Qual a diferença entre o consumo e consumismo?

Consumo: as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário.

Consumismo: se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos.

A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental.

Chegamos ao Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day):
Dia 22 de agosto marca o momento de 2020 em que nós passamos a demandar mais recursos naturais e serviços ecossistêmicos do que a Terra é capaz de regenerar em um ano.
Em termos gerais, a data nos conta que atualmente precisamos de 1,6 “planeta” para suprir toda a nossa demanda de consumo. Assista a videoaula a seguir sobre essa temática:

“Notícia boa… A Sobrecarga da Terra tá menor” no site YouTube

ATIVIDADE 1

Questão 1

Converse com seus familiares e observe se vocês possuem um consumo consciente ou não. Escreva um texto explicando seu modo de consumo:

Questão 2

A partir do vídeo escreva um breve texto, explicando como podemos desenvolver um consumo consciente:


O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.

Analise o cartoon de Elcio Prado (imagem):

ATIVIDADE 2

Questão 1

Converse com seus amigos e familiares sobre como implementar o consumo consciente.

Questão 2

Observando a sociedade goiana, onde você percebe que o consumo é desordenado e prejudicial para sociedade e meio ambiente, escreva um texto sobre esse assunto.



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJACI0102) Distinguir as diversas formas de uso dos materiais, suas origens e relacionar ao consumo consciente.
(EAJACI0312) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas e propor soluções para o descarte adequado dos resíduos sólidos.
(EAJAGE0313) Relacionar a produção de lixo aos problemas causados pela produção, circulação e consumo excessivo de bens, mercadorias e serviços
(EAJAGE0314) Perceber a influência da mídia nos hábitos de consumo e consumismo e as consequências ambientais do aumento desses.
Componente Curricular:Geografia/Ciências Naturais

Assista ao programa Conexão Escola com os professores Jefferson Acevedo e Tetê Ribeiro. Temática dessa semana: Consumo Consciente (Bloco 1):


Referências:
Korin. Consumo Consciente. Disponível em: https://tinyurl.com/y4pnwok8. Adaptado para fins pedagógicos.
Instituto Akatu. O dia da sobrecarga da Terra. Disponível em: https://tinyurl.com/y3892846. Adaptado para fins pedagógicos.
Wikipédia. Consumismo. Disponível em: https://tinyurl.com/y4mgpnmo . Adaptado para fins pedagógicos.