You are currently viewing Língua Portuguesa – Conhecendo a estrutura de um texto jornalístico: notícia.

Língua Portuguesa – Conhecendo a estrutura de um texto jornalístico: notícia.

Nos dias de hoje as informações são fundamentais para a vida em sociedade e uma  forma de obtê-las é acompanhar as notícias divulgadas em veículos diversos como jornal, internet, rádio e televisão. Com um pouco de cuidado para com as fontes  das notícias é possível ficar informado e entender o que está acontecendo na  cidade em que vive, no Brasil e no planeta como um todo. Desta forma, compreender a estrutura de uma notícia faz-se fundamental para que  possamos analisá-las de forma criteriosa e até mesmo discernir informações  verdadeiras de informações falsa, as Fake News que tem ganhado proporções  avassaladoras e prejudicado a vida de muitas pessoas. ( Texto de autoria do  próprio professor)

Olá! Você tem o costume de ver notícias em jornais impressos, no rádio, na  televisão, em revistas, e cada vez mais pela internet. Hoje em dia, com um pouco  de cuidado para não cair em notícias falsas, é possível se manter informado com  facilidade.

Conheça a estrutura de uma notícia.

Leia um trecho de uma notícia da nossa cidade, observe quantas informações é  possível obter apenas com a introdução desta notícia!

Analise as partes que compõe a notícia que você leu acima:

Atividade 1 – Agora reflita:

• Em que local da cidade fica a horta a que a notícia se refere?

• Quando a notícia foi divulgada?

• Em qual veículo foi divulgada essa notícia?

• Quem seriam os beneficiados com a colheita da horta?

• Essa horta é um trabalho executado por qual orgão da prefeitura?

Atividade 2 – Sua vez de identificar a estrutura de uma notícia.

Acesse no site abaixo outra notícia da cidade de Goiânia. Localize na notícia  as informações que existem na estrutura da notícia. Consulte o texto  informativo acima e faça no seu caderno preenchendo as informações solicitadas:

Acesse:

Agora responda:

QUAL A MANCHETE:

QUAL O TÍTULO AUXILIAR:

QUAL O LIDE:

QUAL A DATA DE PUBLICAÇÃO:

Proponentes  __ProfessoresCARLOS ULISSES RODRIGUES DE ARAÚJO
Instituição Educacional ESCOLA MUNICIPAL STEPHÂNIA ALVES BISPO
CRECoordenadoria Regional de Educação Brasil di Ramos Caiado
Referências – Texto  elaborado com fins  pedagógicoshttps://www.goiania.go.gov.br/_prefeitura-segue-com-o-projeto-flores-nas-pracas-publicas/
Folheto elaborado a partir de informações obtidas em:  https://www.estudopratico.com.br/o-texto-noticia/
Ciclo da Infância/Ciclo  da Adolescência ou  EAJAEAJA
Turma/agrupamento 2º ETAPA DO PRIMEIRO SEGMENTO
Componente Curricular LÍNGUA PORTUGUESA
EAJA:
Habilidade estruturante Habilidades Complementares
Objetivos de  Aprendizagem e  Desenvolvimento
EAJA: Habilidades (EAJALP0137) Compreender a finalidade do texto de forma coletiva, identificando o  tema, assunto e a linguagem adequada ao gênero do campo da vida pública. (EAJALP0210) Desenvolver antecipações de hipóteses textuais, com base em  conhecimentos prévios, informações implícitas ou suposições. OBJETIVOS: Compreensão em leitura. • Textos informativos, manchetes, textos jornalísticos, artigos, notícias, etc. Estratégias de Leitura  • Textos informativos, manchetes, textos jornalísticos, artigos, notícias, etc.
Temática Gênero jornalístico: NOTÍCIA