Nos dias de hoje as informações são fundamentais para a vida em sociedade e uma forma de obtê-las é acompanhar as notícias divulgadas em veículos diversos como jornal, internet, rádio e televisão. Com um pouco de cuidado para com as fontes das notícias é possível ficar informado e entender o que está acontecendo na cidade em que vive, no Brasil e no planeta como um todo. Desta forma, compreender a estrutura de uma notícia faz-se fundamental para que possamos analisá-las de forma criteriosa e até mesmo discernir informações verdadeiras de informações falsa, as Fake News que tem ganhado proporções avassaladoras e prejudicado a vida de muitas pessoas. ( Texto de autoria do próprio professor)
Olá! Você tem o costume de ver notícias em jornais impressos, no rádio, na televisão, em revistas, e cada vez mais pela internet. Hoje em dia, com um pouco de cuidado para não cair em notícias falsas, é possível se manter informado com facilidade.
Conheça a estrutura de uma notícia.
Leia um trecho de uma notícia da nossa cidade, observe quantas informações é possível obter apenas com a introdução desta notícia!
Analise as partes que compõe a notícia que você leu acima:
Atividade 1 – Agora reflita:
• Em que local da cidade fica a horta a que a notícia se refere?
• Quando a notícia foi divulgada?
• Em qual veículo foi divulgada essa notícia?
• Quem seriam os beneficiados com a colheita da horta?
• Essa horta é um trabalho executado por qual orgão da prefeitura?
Atividade 2 – Sua vez de identificar a estrutura de uma notícia.
Acesse no site abaixo outra notícia da cidade de Goiânia. Localize na notícia as informações que existem na estrutura da notícia. Consulte o texto informativo acima e faça no seu caderno preenchendo as informações solicitadas:
Acesse:
https://www.goiania.go.gov.br/_prefeitura-segue-com-o-projeto-flores-nas-pracas-publicas/
Agora responda:
QUAL A MANCHETE:
QUAL O TÍTULO AUXILIAR:
QUAL O LIDE:
QUAL A DATA DE PUBLICAÇÃO:
Proponentes __Professores | CARLOS ULISSES RODRIGUES DE ARAÚJO |
Instituição Educacional | ESCOLA MUNICIPAL STEPHÂNIA ALVES BISPO |
CRE | Coordenadoria Regional de Educação Brasil di Ramos Caiado |
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos | https://www.goiania.go.gov.br/_prefeitura-segue-com-o-projeto-flores-nas-pracas-publicas/ Folheto elaborado a partir de informações obtidas em: https://www.estudopratico.com.br/o-texto-noticia/ |
Ciclo da Infância/Ciclo da Adolescência ou EAJA | EAJA |
Turma/agrupamento | 2º ETAPA DO PRIMEIRO SEGMENTO |
Componente Curricular | LÍNGUA PORTUGUESA |
EAJA: Habilidade estruturante Habilidades Complementares Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJA: Habilidades (EAJALP0137) Compreender a finalidade do texto de forma coletiva, identificando o tema, assunto e a linguagem adequada ao gênero do campo da vida pública. (EAJALP0210) Desenvolver antecipações de hipóteses textuais, com base em conhecimentos prévios, informações implícitas ou suposições. OBJETIVOS: Compreensão em leitura. • Textos informativos, manchetes, textos jornalísticos, artigos, notícias, etc. Estratégias de Leitura • Textos informativos, manchetes, textos jornalísticos, artigos, notícias, etc. |
Temática | Gênero jornalístico: NOTÍCIA |