You are currently viewing Comprar! E como pagar?

Comprar! E como pagar?

Olá! Você analisa as formas de pagamento antes de comprar algum produto? Você sabia que os produtos podem ter desconto ou acréscimo dependendo da forma de pagamento? Vamos aprender sobre isso?

A atividade de hoje trata de um tema muito presente no nosso dia a dia, comprar e pagar. Todas as vezes que compramos, escolhemos a forma de pagamento. Às vezes, pagamos mais caro por não termos dinheiro para pagar à vista. Como você paga aquele tão sonhado celular? Você pesquisa os preços antes de comprar? Veja algumas opções e as consequências da escolha da forma de pagamento. 


Atividade 1

Observe a imagem no link seguir:

Fonte da imagem: http://procurandopromocoes.blogspot.com/

Atividade 2

Observe a imagem e responda em seu caderno:

1 – Qual o valor do celular para pagar no boleto?

2 – Qual o valor do celular para pagar parcelado? 

3 – Qual o valor da parcela do celular dividido em 8 prestações?

4 – Existe uma diferença de preço entre as duas formas de pagamento? Qual a diferença de valor?


Atividade 3

Quando você vai comprar um eletrodoméstico ou um equipamento eletrônico, você faz uma pesquisa de preços? Você considera importante fazer pesquisar antes de adquirir um produto? Por quê? Você consegue perceber a diferença de preços quando mudamos a forma de pagamento (parcelado ou à vista)? Escreva as respostas em seu caderno.


Atividade 4

Veja a promoção no link a seguir:

Fonte da imagem: https://i.imgur.com/MpuW9KZ.png

Agora responda as questões no seu caderno:

  • Qual o valor da TV à vista? 
  • Qual o valor total da TV no cartão? 
  • Qual o valor total da TV no carnê?
  • Quanto o comprador pagará a mais se comprar a TV no carnê do que à vista? O que você poderia comprar com essa diferença?
  • Comparando os valores da TV no cartão e no carnê, de quanto será o acréscimo? 

Para refletir: O que leva as pessoas a comprarem a prazo pagando mais do que a vista? Um bom planejamento e economia seria possível evitar os acréscimos?


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa.
Matemática(EAJAMA0306) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema presentes no cotidiano, com números naturais envolvendo adição, subtração e multiplicação. (EAJAMA0307) Identificar e utilizar as operações inversas de adição e subtração, bem como da multiplicação e divisão. (EAJAMA0331) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento compreendendo os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens. (EAJAMA0332) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens.