You are currently viewing Composição e Decomposição dos Números Naturais

Composição e Decomposição dos Números Naturais

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 05/10, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Hoje vamos falar sobre o Sistema de Numeração Decimal, focando na composição e decomposição dos números.

Uma das características desse sistema é que ele é posicional, ou seja, o valor que o algarismo representa depende da posição que ele ocupa no numeral.

Hoje vamos ver que, todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações utilizando a composição e a decomposição.

Veremos também que a multiplicação, nada mais é que adição de parcelas iguais…

Vamos aprender também como compor e decompor números naturais do Sistema de Numeração Decimal utilizando as propriedades multiplicativa e aditiva.

TÁ DIFICIL? NÃO ENTENDEU?

Pode tranquilizar o coração que hoje a Professora Alda está com gente mais uma vez nos esclarecendo e tirando nossas dúvidas de uma forma bem alegre e tranquila.

VAMOS LÁ?

“AULA 1 – MATEMÁTICA: Composição e Decomposição no SND”– Canal:  Profs Protagonistas
– Link; https://www.youtube.com/watch?v=F2iaNBUCGKs&feature=youtu.be

Interessante a maneira que a Professora Alda nos trouxe esse conhecimento, não é mesmo?

MAS…. Vamos aprofundar mais um pouquinho?

Observe o número duzentos vinte e dois.

Ele é formado por três algarismos iguais: O DOIS que ocupam três ordens distintas: unidades, dezenas e centenas.

Na ordem das unidades o dois representa duas unidades

Já na ordem das dezenas representa vinte unidades, ou duas dezenas

E na terceira ordem, ou ordem das centenas, ele representa duzentas unidades, ou vinte dezenas, ou ainda 2 centenas.

Para não correr o risco de errar é só falar o número pausadamente:

DUZENTOS      E    VINTE   E DOIS…..

Viram? Ao falarmos o número já citamos o valor posicional dos algarismos.

Por esse motivo dizemos que nosso sistema é posicional, pois dependendo da posição que o algarismo ocupa ele representa um valor.

Agora nós vamos aprofundar um pouco mais nosso estudo sobre a decomposição dos números nas formas aditivas, multiplicativas e também observar a escrita do número por extenso, essa observação é muito importante, principalmente na hora de preencher um cheque.

Veja o número 68 e observe bem como se escreve:

SESSENTA E OITO

Vejamos o valor posicional dos algarismos:

O 6 representa 60 unidades, ou 6 dezenas

E o 8 representa 8 unidades mesmo, porque ele está na primeira ordem, ou ordem das unidades.

Agora observe a decomposição na forma multiplicativa:

Como o 6 está na ordem das dezenas ele é representado por 6 X 10 ou 10 + 10 + 10 +10 + 10 +10, que é igual a 60

O oito não precisa multiplicar porque qualquer número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo, ou seja 1 x 8 = 8

Na forma aditiva é só pegar o valor posicional e somar: 60 + 8 = 68

Vejamos outro exemplo:

Olhe bem como se escreve por extenso o número

QUATROCENTOS E SETENTA E UM

O 4 representa 400 unidades, ou 40 dezenas, oi ainda 4 centenas

O 7 representa 70 unidades, ou 7 dezenas,

Já  o 1 representa 1 unidade mesmo

Agora observe a decomposição na forma multiplicativa:

Como o 4 está na ordem das centenas ele é representado por 4 X 100 ou 100 + 100 + 100 +100, que é igual a 400

O 7 está na ordem das dezenas ele é representado por 7 X 10 ou 10 + 10 + 10 +10 + 10 +10 + 10, que é igual a 70

O 1 não precisa multiplicar, lembram? Porque qualquer número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo, ou seja 1 x 1 = 1

Na forma aditiva é só pegar o valor posicional e somar: 400 + 70 + 1 = 471

Agora é hora do desafio!

Pense em um número de 4 ordens.

A 4ª ordem é formada por 8 unidades   de milhar.

A 3ª ordem é formada por 300 unidades.

A 2ª ordem é formada por 20 unidades.

E a 1ª ordem é formada por 9 unidades.

Que número é esse?

UAU…. QUANTAS INFORMAÇÕES!!!

Viram só a importância de organizarmos pensamento?

A Matemática parece difícil, mas depois que a gente entende essa lógica tudo fica mais fácil.

COMPONENTEOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Matemática(EAJAMA0301) Ler e escrever (com algarismos e palavras) números naturais do sistema de numeração decimal até a ordem de dezenas de milhar.
(EAJAMA0302) Compor e decompor números naturais até a ordem de dezenas de milhar, observando regularidades do sistema de numeração decimal.
(EAJAMA0304) Reconhecer, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por 1, 10, 100 e 1000.
(EAJAMA0305) Compor e decompor números naturais do sistema de numeração decimal até 10000 utilizando as propriedades multiplicativa e aditiva.

EAJA –  Educação Financeira e Empreendedorismo 3º série

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: