You are currently viewing Como Receitas são Escritas?

Como Receitas são Escritas?

Olá pessoal!

Vocês já observaram como as receitas são escritas?

Normalmente as receitas têm um título que é o nome da receita, os ingredientes e o modo de fazer.

Tenho certeza de que todos aqui conhecem uma receita de família ou alguma que aprendeu a muito tempo não é mesmo?

Vamos compartilhar essas receitas entre nós?


ATIVIDADE 1

Leia a receita escrita a seguir e observe os elementos que compõem o gênero receita. 

 Receita – Panqueca

Reprodução – Imagem meramente ilustrativa.

Ingredientes

Modo de fazer

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos.
  2. Em seguida desligue e, com uma colher, misture a farinha que grudou no copo do liquidificador.
  3. Bata novamente só para misturar e reserve.
  4. Unte a frigideira com um fio de óleo e leve ao fogo até aquecer.
  5. Com o auxílio de uma concha, pegue uma porção de massa e coloque na frigideira, gire a frigideira para espalhar bem a massa.
  6. Abaixe o fogo e deixe dourar por baixo, em seguida vire do outro lado e deixe dourar, repita o processo com toda a massa.
  7. Recheie a panqueca a gosto e sirva.

ATIVIDADE 2

A partir das suas experiências, registre no caderno sua opinião sobre os elementos textuais (título, ingredientes e modo de fazer). Você considera esses elementos importantes? Por quê?


ATIVIDADE 3

A partir do site – Receita da Vovó (https://www.receitadevovo.com.br/) escolha uma receita que possa ser feita e degustada. Sua receita pode ser registrada por meio de foto ou vídeo para ser compartilhada posteriormente com os colegas.


ATIVIDADE 4

Compartilhe uma receita de família e registre no caderno, colocando os elementos textuais necessários que uma receita deve conter: título, ingredientes e modo de fazer.


Componente(s) Curricular(res)Língua Portuguesa 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0306) Formular e verificar hipóteses sobre os textos lidos.
(EAJALP0319) Planejar e redigir textos instrucionais.
(EAJALP0314) Reconhecer a função social dos textos produzidos. 
Professor:Edina Maria Pinto Luciana Alves Rodrigues 
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira

EAJA – Ética e Cidadania – 1º Segmento – 4ª Série