You are currently viewing Ciências da Natureza: COMO NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES PODEM PROTEGER O MEIO AMBIENTE?

Ciências da Natureza: COMO NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES PODEM PROTEGER O MEIO AMBIENTE?

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para a 5ª série da Eja, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

Você sabia que ao jogar alimentos na lixeira, desperdiçamos também água, trabalho, energia e saúde? E que esse desperdício, junto com o consumo exagerado de alimentos, acarreta problemas ambientais?

O desenvolvimento da tecnologia permite a produção de alimentos em larga escala, mas esse aumento desencadeia na necessidade maior de uso dos recursos naturais, por exemplo: água para a irrigação da agricultura/pecuária, combustíveis fósseis para o maquinário e o transporte, bem como o uso de fertilizantes e agrotóxicos, agravando, consideravelmente, os problemas ambientais. Saber de onde vem os alimentos que consumimos e evitar o consumo exagerado e também o desperdício são atitudes importantes para o meio ambiente e para uma vida humana mais saudável! Vamos refletir mais sobre esse assunto?

ATIVIDADE 1

Como pontapé inicial das reflexões de hoje, acesse o link abaixo e assista ao vídeo do “Canal Instituto Akatu”. Convide sua família para assistir também.

ATIVIDADE 2

Após assistir ao vídeo, reflita e se possível, discuta com seus familiares os seguintes pontos:

  • Quais são as principais consequências que o desperdício e o consumo exagerado de alimentos podem trazer para o meio ambiente e para a saúde humana?
  • E na sua casa? Existe algum hábito alimentar que vocês podem rever?
  • O que sua família faz para aproveitar ao máximo os alimentos?
  • Quais atitudes vocês podem tomar para evitar o desperdício de alimentos?

ATIVIDADE 3

O vídeo que você assistiu apresenta enquanto “dica” utilizar partes dos alimentos que, muitas vezes, são descartados – tais como talos, folhas, sementes e polpas. A tal prática, damos o nome de “aproveitamento integral” do alimento. Assista ao vídeo abaixo, do “Canal da Bela” que aborda esse tema. Depois, visite também o site indicado, do “Sesc Mesa Brasil”, que possui uma barra de busca para encontrar formas de preparar um determinado alimento integralmente e também apresenta alguns livros digitais com receitas.

Link site: Cozinhar – Mesa Brasil (sescsp.org.br)

ATIVIDADE 4

A partir das informações dos vídeos e de suas reflexões, escreva uma notícia, informando aos moradores do seu bairro a importância de evitar o desperdício de alimentos, de ter uma alimentação mais saudável e indicando uma receita de aproveitamento integral do alimento que preferir. Use sua criatividade!

LEMBRE-SE! Notícias possuem “título”; um parágrafo inicial chamado “lide”, que apresenta informações importantes (o que? onde? por que? quando? como?); e o “corpo” do texto, que explica detalhadamente a informação.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a prevenção de doenças.
Língua Portuguesa(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).