You are currently viewing Matemática e Língua Portuguesa- Como nos relacionamos com nosso dinheiro?

Matemática e Língua Portuguesa- Como nos relacionamos com nosso dinheiro?

Pense numa hipótese: se você, de forma inesperada, ganhasse uma quantidade razoável de dinheiro, o que você faria? Gastaria todo o dinheiro ganho, comprando tudo o que você sempre quis ou aplicaria em um negócio que pudesse trazer retorno financeiro e qualidade de vida para você, além de gerar benefícios para a sociedade? Guardaria o dinheiro, com medo dele acabar? 

Vamos conversar sobre a nossa relação com o dinheiro? 

Atividade 1

Acesse o link abaixo e veja a imagem.  Observe e reflita sobre a mensagem que a imagem te passa.

https://drive.google.com/open?id=1tQh0P3HZRE39ZM1sCGtUlzzy8iGrUGJK

Atividade 2

Assista ao vídeo da música “Pecado Capital”, de Paulinho da Viola.

Atividade 3

Podemos dizer que, tanto a imagem da atividade 1 quanto a música da atividade 2, fazem-nos pensar sobre nossa relação com o dinheiro. Agora, vamos refletir?

  • Como é a sua relação com o dinheiro? 
  • Você usa o dinheiro como uma solução ou ele é “vendaval” em sua vida?

Atividade 4 

Imagine que você ganhou na loteria o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e resolveu montar seu próprio negócio. Convide seus familiares para pensar junto com você.

  • Que tipo de negócio você montaria? 
  • Você gastaria todo o dinheiro para montar seu negócio ou iria guardar um pouco para se manter, até seu negócio dar lucro?
  • O que você vai precisar comprar para abrir seu negócio? 
  • Será que o dinheiro que você ganhou é suficiente para abrir seu negócio?

Atividade 5

Agora, escreva em seu caderno uma frase, relatando o que você precisa para montar seu negócio.

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua PortuguesaEAJALP0309) Ler, ouvir e compreender textos relativos à divulgação científica: relatos de observações/pesquisa.(EAJALP0311) Analisar textos que circulam no campo da vida pública.(EAJALP0323) Elaborar e produzir textos de relatos de observação e/ou pesquisa.(EAJALP0402) Identificar e entender textos curtos que circulam em diferentes campos.(EAJALP0424) Usar diferentes estratégias de leitura: formulação de hipóteses (antecipação e inferência) e verificação de hipóteses (seleção e checagem).
Matemática(EAJAMA0306) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema presentes no cotidiano, com números naturais envolvendo adição, subtração e multiplicação.EAJAMA0314) Examinar as regras do sistema de numeração decimal para leitura e representação dos números racionais na forma decimal.(EAJAMA0315) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente na representação decimal e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.(EAJAMA0402) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e decomposição e a reta numérica.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 4ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo