You are currently viewing Como empreender e economizar com uma horta sustentável?

Como empreender e economizar com uma horta sustentável?

Olá! Você sabia que, aproveitando espaços da sua residência, pode economizar no orçamento familiar e, ainda, realizar um negócio sustentável? Saiba dicas de como fazer uma horta e como replantar alguns vegetais e frutas.

As hortas são alternativas interessantes para a utilização de espaços em casa e para o cultivo de vegetais livres de agrotóxicos. Nesta atividade, vamos refletir sobre as possibilidades de aproveitamento do espaço disponível para a realização de uma horta no local de sua residência.


Atividade 1

Convide seus familiares ou amigos e assista ao vídeo “14 vegetais e frutas que você pode plantar e replantar dentro de sua casa ou jardim”, no link a seguir:

Fonte: YouTube. 14 vegetais e frutas que você pode plantar e replantar dentro de sua casa ou jardim. Canal Assim que faz.

Atividade 2

A partir do vídeo, você pode perceber variadas formas de replantar alguns vegetais e frutas, aproveitando as sobras do que você utilizou para preparar as suas refeições.

  • Qual o valor que você pagaria para adquirir cada um dos produtos do vídeo? Se necessário, pesquise o valor dos produtos;

Esses produtos são vendidos por unidade ou por quilo (kg)?


Atividade 3

Escreva, em seu caderno, vegetais e frutas, mostrados no vídeo, que podem ser plantados/replantados, utilizando os espaços que possui em sua residência.


Atividade 4

Sabia que é possível ganhar uma renda extra com sua horta caseira? Acesse o link e assista ao vídeo, veja um exemplo disso:

Fonte: YouTube. HORTA ORGÂNICA GERA MAIS RENDA PARA O PRODUTOR. Canal Adriano Borges News.

Atividade 5

Reflita:

  • Você já aproveitou ou aproveita os espaços de sua residência para fazer uma horta?
  • Você acha que isso ajuda ou poderia ajudar a economizar nas compras cotidianas?
  • Você plantando está propiciando uma alimentação mais saudável?
  • Você poderia cultivar frutas e verduras na sua casa e gerar um renda extra?
ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0312) Ler e escrever números racionais, representados na forma fracionária e/ou decimal.