You are currently viewing Ciências da Natureza: COMIDA É REMÉDIO

Ciências da Natureza: COMIDA É REMÉDIO

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para a 5ª série da Eja, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

Muito mais que apenas matar a fome, os alimentos têm um papel fundamental na construção das defesas do nosso organismo. Essa atividade visa salientar a importância de uma alimentação balanceada, saudável, para a manutenção do equilíbrio biológico. Vamos lá?

ATIVIDADE 1

No seu dia a dia, você ingere alimentos que apresentam com ações anti-inflamatórias, analgésicas, antialérgicas ou mesmo regulatórias? Caso positivo, escreva o nome e a função de dois deles, no seu caderno de Ciências. Não tendo esse hábito, faça uma breve pesquisa, ou converse com seus familiares, em especial os mais experientes, a fim de buscar um ponto de partida para a sua busca.

ATIVIDADE 2

Os alimentos contém nutrientes, que são substâncias que auxiliam no funcionamento do nosso organismo. Por esse motivo é que costumamos associar certos itens alimentares à saúde. Um exemplo é a beterraba, reconhecidamente como fonte de um sal mineral chamado ferro, que auxilia na prevenção da anemia. O vídeo abaixo, do Canal Nutridiversidade, explicará a você sobre os macro e os micronutrientes, com diversos exemplos. Assista atenciosamente:

ATIVIDADE 3

Além de conhecer os nutrientes e as várias fontes de cada um deles, é relevante identificar as categorias dos alimentos, objetivando escolhas mais saudáveis. Acesse o link abaixo, do “Guia Alimentar para a população Brasileira – versão resumida”, do Ministério da Saúde, e leia as páginas 03 a 09 para entender essas categorias:

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guiadebolso2018.pdf/@@download/file/guiadebolso2018.pdf

  • Reflita e responda: por que é importante priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, ter atenção quanto ao consumo de ingredientes culinários/alimentos processados e evitar alimentos ultraprocessados?

ATIVIDADE 4

Conheça, agora, os “dez passos para uma alimentação adequada e saudável, contidos na página 45 da mesma publicação citada na Atividade 3:

ATIVIDADE 5

Talvez você já tenha visto ou ouvido alguém dizer que “somos o que comemos”. De acordo com essa frase, e o que aprendeu hoje, realize as seguintes questões no seu caderno de Ciências:

  • Explique com suas próprias palavras o significado da expressão “somos o que comemos”.
  • Registre quais são os hábitos relacionados à qualidade de vida, vistos nessa atividade, que você já tem no seu dia a dia.
  • Aponte quais condutas referentes à alimentação que fazem sentido para você, mas que por algum motivo ainda não adotou. Quais seriam esses motivos e como eles poderiam ser solucionados?

“Ter uma alimentação adequada e saudável todos os dias é um direito humano básico!”


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes.
(EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a prevenção de doenças.

Proponente/Professor:Alexandre Aires de Freitas Ferreira
Instituição Educacional:E. M. Bárbara de Souza Morais
CRE: Central

(Adaptado e atualizado em 13/01/2022 por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima).