You are currently viewing Ciências da Natureza – Vacinação

Ciências da Natureza – Vacinação

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


VACINAÇÃO

A vacinação é essencial para a saúde pública, tanto no âmbito individual quanto coletivo, e desempenha um papel histórico na erradicação de doenças. Ao longo da história, além dos antibióticos, as vacinas têm sido uma das maiores conquistas da medicina. Elas estimulam o sistema imunitário a combater agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias patogênicos, prevenindo uma série de enfermidades. Assim, evitam ou auxiliam no controle surtos, epidemias e pandemias. A eficácia das vacinas é comprovada por meio de estudos científicos rigorosos e sua aplicação em larga escala tem trazido benefícios significativos para a saúde pública.

Ao longo da história, a vacinação teve um impacto significativo na erradicação de doenças. Um exemplo notável é a varíola, uma doença altamente contagiosa e letal, que foi erradicada pela ação humana através de campanhas de vacinação em massa conduzidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1980. 

Para a proteção de grupos vulneráveis, como crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas, as vacinas também são muito importantes. Ao vacinar amplamente a população, cria-se uma barreira de imunidade coletiva, conhecida como imunidade de rebanho, que protege não apenas os vacinados, mas também aqueles que não podem ser imunizados por motivos de saúde.

Nesse sentido, é necessário combater a disseminação de informações falsas e a hesitação em relação às vacinas. A propagação de teorias conspiratórias e a falta de confiança na ciência podem comprometer a eficácia da vacinação e colocar em risco a saúde pública. É fundamental buscar informações confiáveis e confiar nas evidências científicas para tomar decisões informadas sobre a vacinação.

Garantir a equidade na distribuição das vacinas é um desafio importante. É essencial que todas as pessoas tenham acesso igualitário às vacinas, independentemente de sua localização geográfica ou condição socioeconômica. A disparidade no acesso pode ampliar as desigualdades de saúde, deixando certos grupos populacionais mais vulneráveis a doenças evitáveis. Para enfrentar esse desafio, é necessário que governos, organizações internacionais e a comunidade global trabalhem juntos para desenvolver estratégias eficazes de distribuição e implementar programas abrangentes de imunização.

QUESTÃO 1

Qual dos benefícios a seguir é associado à vacinação em larga escala?

(A) Aumento da propagação de doenças contagiosas.
(B) Aumento da resistência do organismo a doenças.
(C) Redução do acesso a cuidados de saúde básicos.
(D) Aumento da taxa de mortalidade por doenças preveníveis.

QUESTÃO 2

Analise criticamente o papel da vacinação na manutenção da saúde individual e coletiva ao longo da história. Discuta como a negligência ou a falta de acesso a programas de vacinação podem afetar negativamente determinadas populações, gerando desigualdades e a perpetuação de doenças evitáveis. Além disso, comente sobre as medidas necessárias para garantir a equidade na distribuição de vacinas e a superação dos desafios enfrentados nesse contexto.

QUESTÃO 3

Após explicações sobre imunização ativa e passiva, dois estudantes da Eja realizaram o seguinte diálogo:

– Tenho muito medo de agulhas e, por isso, retiro sangue ou me vacino somente quando é extremamente necessário. Nesse sentido, sempre estou calçada para evitar tomar vacina contra o tétano, caso me machuque.

Ana

– Entendo, Ana! Realmente, para muitas pessoas é difícil lidar com agulhas. Porém, no caso de cortes profundos, em especial causados por materiais enferrujados, não é vacina antitetânica o que você deve tomar.

Fernando

Considerando o diálogo, podemos afirmar que

(A) Ana se enganou, já que a vacina correta seria a antibotulínica.
(B) Fernando está errado, pois ela deveria tomar vacina antitetânica.
(C) Ana deveria tomar o soro antibotulínico, e não vacina antitetânica.
(D) em cortes profundos, é importante o uso do soro antitetânico.

QUESTÃO 4

Refletindo sobre a eficácia da vacinação para a saúde pública e seu papel histórico na erradicação de doenças, discuta as possíveis consequências da disseminação de informações falsas e da hesitação em relação às vacinas. Como esses obstáculos podem afetar a saúde individual e coletiva, bem como comprometer os avanços alcançados no combate a doenças anteriormente erradicadas?


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0511) Reconhecer a eficácia da vacinação para a saúde pública e seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva, e na erradicação de doenças.
(EJACI0512) Explicar o processo de imunização passiva e ativa.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

TOSCANO, Cristiana. Cartilha de Vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003. 40p. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf>. Acesso em 12/05/2023.