You are currently viewing Ciências da Natureza – Sistema Solar

Ciências da Natureza – Sistema Solar

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

GeoImages. Solar System Planets. Canva. Download em 03/10/2023.

ASTROS DO SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar é composto por diversos astros que orbitam o Sol. Eles variam em tamanho, composição e características. O Sol é a estrela central, fornecendo a luz e o calor. Seu poder gravitacional mantém esses astros ao seu redor.

Dentre os planetas, Mercúrio é o mais próximo do Sol, seguido por Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Cada planeta tem características únicas, desde a atmosfera densa de Vênus até as impressionantes tempestades de Júpiter e os anéis deslumbrantes de Saturno.

Plutão, embora já tenha sido considerado o nono planeta do Sistema Solar, foi reclassificado como um planeta-anão em 2006 devido à sua órbita cruzar a de outros corpos celestes.

Os satélites naturais também desempenham um papel importante em nosso sistema, incluindo nossa própria Lua, que influencia as marés da Terra. Há planetas sem satélites naturais e aqueles com diversas “luas”, tal como Saturno, com cerca de 90 delas.

Nesse ambiente há também os asteroides, que são pequenos corpos rochosos que orbitam o Sol, principalmente entre as órbitas de Marte e Júpiter – no Cinturão de Asteroides. Eles têm alguns metros a centenas de quilômetros, e são compostos principalmente de rochas e minerais. Já os cometas são objetos gelados que orbitam o Sol. Geralmente têm órbitas elípticas e podem se aproximar do Sol, criando “caudas brilhantes” pela sublimação do gelo.

Quanto aos meteoroides, eles são fragmentos de asteroides ou cometas que vagam pelo espaço. Quando entram na atmosfera da Terra, se tornam meteoros, criando “estrelas cadentes”. Caso um meteoro sobreviva à passagem pela atmosfera e atinja a superfície da Terra, ele é chamado de meteorito.

Por fim, nosso Sistema Solar faz parte da Via Láctea, uma galáxia espiral que abriga bilhões de estrelas, planetas, buracos negros e outros objetos celestes. O Sistema Solar está localizado no Braço de Órion, uma das regiões exteriores da galáxia.

Não é incrível?

QUESTÃO 1

Reproduza a imagem a seguir e faça a relação entre os astros representados e seus respectivos nomes. Caso prefira, você pode acessar o esquema interativo no WordWall.

ARAGUAIA, Mariana. Astros do Sistema Solar. Wordwall. Disponível em <https://wordwall.net/pt/resource/61632263>. Criado em 06/10/2023.

QUESTÃO 2

Sobre os planetas do Sistema Solar, é possível afirmar que os planetas mais próximos do Sol são

(A) os chamados planetas jovianos.
(B) Marte, Terra, Júpiter e Urano.
(C) constituídos por estruturas rochosas.
(D) os que têm menores temperaturas.

QUESTÃO 3

Desde 2006, Plutão deixou de ser categorizado como planeta, sendo desde então classificado como planeta-anão. Isso se deu porque ele

(A) não orbita o Sol, como os planetas fazem.
(B) é muito pequeno, menor que a Lua terrestre.
(C) não sofre ação da força gravitacional.
(D) sua órbita cruzar outros corpos celestes.

QUESTÃO 4

No Sistema Solar, há astros gelados, geralmente de órbitas elípticas e que podem apresentar “caudas brilhantes” quando estão próximos ao Sol. Existem também aqueles que formam “estrelas cadentes”, ao adentrarem a atmosfera terrestre. Respectivamente, são eles

(A) cometas e meteoros.
(B) meteoritos e meteoros.
(C) cometas e meteoritos.
(D) meteoroides e meteoros.

QUESTÃO 5

Os indigenas tembés, do sul do Pará, ao olharem para o céu, associaram as constelações aos ciclos de chuva e seca. Assim, interpretaram a nossa galáxia como um caminho percorrido pela natureza. Por isso, a apelidaram de Caminho da Anta.

Fonte: Espaço do Conhecimento UFMG. Conheça 10 curiosidades sobre a Via Lácteal Disponivel em <https://www.ufmg.br/especodoconhecimento/10-curiosidades-incriveis-sobre-a-via-lactea> Acesso em 06/09/2023. [ADAPTADO]

A) ) Qual é o nome da nossa galáxia?

B) Com base no texto lido e nas informações obtidas por você sobre o Sistema Solar, responda: podemos afirmar que o Sistema Solar é o único sistema planetário da galáxia? Explique a sua resposta.

Mariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0523) Conhecer os principais astros do Sistema Solar.
ReferênciasARAÚJO, Stéphanie. Júpiter passa Saturno e vira o planeta com mais luas do sistema solar. Estadão. Disponível em https://www.estadao.com.br/ciencia/jupiter-passa-saturno-e-vira-o-planeta-com-mais-luas-do-sistema-solar. Acesso em 06/10/2023.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.