You are currently viewing Ciências da Natureza: SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Ciências da Natureza: SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  7ª Série da Eaja.

A vacinação contra a COVID-19 no Brasil tem se ampliado e com isso o uso das hashtag (#), #vivaoSUS e #vivaaciencia, se intensificaram nas redes sociais. Porém, você sabe de fato o que seja o SUS? E ainda, qual a relação da produção do conhecimento científico e o SUS? Na nossa aula de hoje discutiremos essas questões! Vamos nessa?!

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

7ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 7 – SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Na videoaula de hoje salientamos que as políticas públicas constituem um conjunto de programas, ações e decisões dos governos nacional, estadual e municipal que afetam a todos os sujeitos sociais. O Sistema Único de Saúde (SUS) se configura como uma política pública que tem como objetivo universalizar o acesso à saúde no país.

Apreendemos que o SUS é uma conquista do povo brasileiro que está garantida através da Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei nº 8.080 de 1990. Pontuamos que mesmo com todas as falhas e sucateamento, milhares de pessoas são atendidas e vidas são salvas diariamente pelo SUS.

Entendemos que o Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, gere o SUS, sendo responsável por formular, normatizar, fiscalizar, monitorar e avaliar políticas e ações.

Enfatizamos que o Programa Nacional de Imunizações, a citar a vacinação contra a COVID-19, bem como programas/ações como Saúde da Família, Sistema Nacional de Transplantes, Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outros, são oriundos do SUS.

ATIVIDADE 1

Leia o texto “O SUS tem papel fundamental durante a pandemia” do site da Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe, disponibilizado no link abaixo:

<https://www.saude.se.gov.br/sus-tem-papel-fundamental-durante-a-pandemia/>

Mediante a leitura do texto e as reflexões realizadas na nossa aula, produza materiais manuscritos ou digitais, contendo as seguintes informações:

• A relação do SUS e a produção do conhecimento científico;
  • A importância do SUS para os brasileiros;
  • O papel do SUS durante a pandemia da COVID-19;
  • Sua opinião sobre o SUS;

Lembre-se: Esse material que irá produzir, servirá como suporte para a apresentação de seminário na sua escola com a temática ” O TRABALHO DO SUS”.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoPAIM, J. S. A Constituição Cidadã e os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Cad. de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 10, p. 1927-1953, 2013.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0616) Conhecer programas de saúde pública nos níveis nacional e municipal.
Língua Portuguesa(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.
(EAJALP0748) Expor painéis ou slides de apresentação e realizar exposição oral com dados de pesquisa.