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Ciências da Natureza: SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos educandos da  7ª Série da Eaja.

Pare e analise! Basta uma volta pela cidade onde você mora para constatar diferenças entre os bairros no que tange a estrutura, conservação dos espaços, acesso a equipamentos, serviços públicos e perfil da população. Nesse panorama de desigualdades, são os habitantes mais pobres que sofrem com a escassez de recursos, como exemplo, falta de saneamento básico, que é determinante para o bem-estar, qualidade de vida e saúde. Assim, abordar a utilização da água para o consumo humano e a destinação adequada do esgoto é falar sobre a manutenção da sua, da nossa vida. É nesse sentido que nesta aula abordaremos a relação entre saneamento básico e saúde, afinal como coloca o documento da Pesquisa Nacional de Saneamento básico 2017 – abastecimento de água e esgotamento sanitário: “o esgoto gerado deve ter uma destinação adequada a fim de garantir não só a prevenção de uma série de doenças, como também condições dignas de habitação e a preservação do meio ambiente” (BRASIL, 2020, p. 55).

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE

7ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 5 – Saneamento Básico e Saúde

Na videoaula acima, aprendemos que o saneamento básico constitui-se como um conjunto de serviços que compreendem a distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, bem como a drenagem urbana e coleta de resíduos. Entendemos que esses serviços impactam a qualidade de vida (saúde física e psicológica) da população, sobretudo a mais pobre, a qual carece em maioria desses serviços.

Analisamos dados disponibilizados por Brasil (2020), que diz que a maioria dos municípios da Região Sudeste do Brasil possuem serviço de esgotamento sanitário (95,9%), porém nas demais regiões o percentual encontra-se abaixo de 50%, a citar a Região Centro-oeste, onde estamos localizados, que apresenta apenas 38,1% desse serviço.

Mencionamos ainda que a carência dos serviços de saneamento básico oportuniza um quadro propício ao desenvolvimento de diversas doenças, tais como: diarreia, hepatite A, verminose e outros. Essas doenças estão ligadas, em maioria, à contaminação da água!

ATIVIDADE 1

Analise a Charge do Lute, de 06 de julho de 2016, disposta abaixo:

Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/470063279839241007/>.

Agora produza um texto dissertativo-argumentativo abordando a relação entre saneamento básico e direito civil, mediante a análise da charge.

Lembre-se: o texto dissertativo-argumentativo configura-se pela dissertação de um tema seguido da argumentação (posicionamento do escritor) em favor de um ponto de vista.

ATIVIDADE 2

Para ampliar as reflexões da aula, assista o documentário abaixo:

Qual a posição do documentário em relação aos indivíduos e Estado sobre a precariedade sanitária que existe? Você concorda? De quem é a responsabilidade dessa problemática? Dialogue com seus familiares sobre o assunto.


PARA SABER MAIS SOBRE SANEAMENTO BÁSICO, ACESSE O LINK:

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoBRASIL. Pesquisa nacional de saneamento básico 2017: abastecimento de água e esgotamento sanitário. IBGE, Coordenação de População e Indicadores sociais. Rio de Janeiro

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0614) Identificar, interpretar e relacionar as condições de saúde e bem estar da comunidade local com base na análise dos indicadores de saúde pública.
Língua Portuguesa(EAJALP0602) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (recursos linguísticos e semióticos).
(EAJALP0633) Realizar levantamento e redigir textos sobre os direitos civis presentes na comunidade (planejamento, produção e revisão).