Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos educandos da 7ª Série
da Eaja.
Pare e analise! Basta uma volta pela cidade onde você mora para constatar diferenças entre os bairros no que tange a estrutura, conservação dos espaços, acesso a equipamentos, serviços públicos e perfil da população. Nesse panorama de desigualdades, são os habitantes mais pobres que sofrem com a escassez de recursos, como exemplo, falta de saneamento básico, que é determinante para o bem-estar, qualidade de vida e saúde. Assim, abordar a utilização da água para o consumo humano e a destinação adequada do esgoto é falar sobre a manutenção da sua, da nossa vida. É nesse sentido que nesta aula abordaremos a relação entre saneamento básico e saúde, afinal como coloca o documento da Pesquisa Nacional de Saneamento básico 2017 – abastecimento de água e esgotamento sanitário: “o esgoto gerado deve ter uma destinação adequada a fim de garantir não só a prevenção de uma série de doenças, como também condições dignas de habitação e a preservação do meio ambiente” (BRASIL, 2020, p. 55).

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE
Na videoaula acima, aprendemos que o saneamento básico constitui-se como um conjunto de serviços que compreendem a distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, bem como a drenagem urbana e coleta de resíduos. Entendemos que esses serviços impactam a qualidade de vida (saúde física e psicológica) da população, sobretudo a mais pobre, a qual carece em maioria desses serviços.
Analisamos dados disponibilizados por Brasil (2020), que diz que a maioria dos municípios da Região Sudeste do Brasil possuem serviço de esgotamento sanitário (95,9%), porém nas demais regiões o percentual encontra-se abaixo de 50%, a citar a Região Centro-oeste, onde estamos localizados, que apresenta apenas 38,1% desse serviço.
Mencionamos ainda que a carência dos serviços de saneamento básico oportuniza um quadro propício ao desenvolvimento de diversas doenças, tais como: diarreia, hepatite A, verminose e outros. Essas doenças estão ligadas, em maioria, à contaminação da água!
ATIVIDADE 1
Analise a Charge do Lute, de 06 de julho de 2016, disposta abaixo:

Agora produza um texto dissertativo-argumentativo abordando a relação entre saneamento básico e direito civil, mediante a análise da charge.
Lembre-se: o texto dissertativo-argumentativo configura-se pela dissertação de um tema seguido da argumentação (posicionamento do escritor) em favor de um ponto de vista.
ATIVIDADE 2
Para ampliar as reflexões da aula, assista o documentário abaixo:
Qual a posição do documentário em relação aos indivíduos e Estado sobre a precariedade sanitária que existe? Você concorda? De quem é a responsabilidade dessa problemática? Dialogue com seus familiares sobre o assunto.
PARA SABER MAIS SOBRE SANEAMENTO BÁSICO, ACESSE O LINK:
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | BRASIL. Pesquisa nacional de saneamento básico 2017: abastecimento de água e esgotamento sanitário. IBGE, Coordenação de População e Indicadores sociais. Rio de Janeiro |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0614) Identificar, interpretar e relacionar as condições de saúde e bem estar da comunidade local com base na análise dos indicadores de saúde pública. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0602) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (recursos linguísticos e semióticos). (EAJALP0633) Realizar levantamento e redigir textos sobre os direitos civis presentes na comunidade (planejamento, produção e revisão). |