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Ciências da Natureza: REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª série da Eaja.

Você já parou para pensar sobre o processo de reprodução dos seres vivos? E mais especificadamente, em como as plantas se reproduzem? Não?! Fique ligado na nossa videoaula de hoje que vamos dialogar sobre essas questões.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

8ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 10 – REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

Na videoaula do Professor José Neto aprendemos que a reprodução das espécies indica um processo de perpetuação de cada uma delas. Nas plantas, o ciclo reprodutivo ocorre mediante o que denominamos de alternância de geração, o que indica que durante a vida o organismo passará por uma fase haploide, conhecida como gametófito, e uma fase diploide, que é o esporófito. 

Entendemos que as briófitas são plantas avasculares representadas por musgos, hepáticas e antóceros. Esse grupo vive em locais úmidos, necessitando da água para reprodução. Apresentam plantas masculinas e femininas, as quais produzem gametas, quer seja, células reprodutivas masculinas e femininas. Já as angiospermas constituem o grupo de plantas mais diversificado, cerca de 250 mil espécies. São plantas espermatófitas, que apresentam fruto e flores.

ATIVIDADE 1

(Cefet-MG) Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas: 

a) Gimnospermas

b) Coníferas

c) Briófitas

d) Pteridófitas 

e) Angiospermas

ATIVIDADE 2

(UFPB) Entre as adaptações dos vegetais à vida terrestre, uma das mais importantes está relacionada ao desenvolvimento da reprodução sexuada independente do meio aquático. Sob este aspecto, os vegetais terrestres que conseguiram superar a dependência da água para a fecundação dos gametas foram apenas as: 

a) Pteridófitas 

b) Gimnospermas 

c) Briófitas 

d) Angiospermas 

e) Gimnospermas e angiospermas

ATIVIDADE 3

(UFPR- mod.) Em relação aos processos reprodutivos dos vegetais, é correto afirmar: 

a) Com o uso de técnicas de propagação vegetativa, como estaquia, alporquia, mergulhia e enxertia, obtêm-se indivíduos geneticamente modificados. 

b) Nas briófitas ocorre alternância de gerações (fases): a fase gametofítica corresponde à geração duradoura, enquanto que a esporofítica é efêmera, diploide, produtora de esporos. 

c) Nas pteridófitas, mesmo havendo alternância de gerações (fases), a fase gametofítica é menos complexa, enquanto que a esporofítica é duradoura e autotrófica, podendo ter importância ornamental. 

d) As gimnospermas constituem um grupo vegetal provido de sementes nuas e estróbilos. 

e) As angiospermas são plantas vasculares que, por apresentarem frutos, não contam com a presença das fases gametofítica e esporofítica. 

f) As flores são dotadas de verticilos protetores e reprodutores, sendo os reprodutores formados pelo androceu e gineceu, onde são produzidos os gametas (grãos de pólen e óvulos).

ATIVIDADE 4

Leia o texto  “A importância da fauna para a existência das florestas”, disponibilizado no link abaixo:

<https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/politicas-de-meio-ambiente/a-importancia-da-fauna-para-a-existencia-das-florestas/>

Mediante a leitura do texto e das reflexões oportunizadas na aula de hoje, realize a construção de uma proposta de lei visando à manutenção das florestas brasileiras. A relação reprodutiva é um dos elementos que deve ser considerado. Bom trabalho!

Lembre-se! A redação do seu projeto de lei deverá conter o texto da lei propriamente dita, que traduz sua ideia, a justificativa, que explica a razão de propor tal projeto de lei, a sua necessidade e importância, e a convocação, para que os demais votem favoravelmente na sua proposta.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoMANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
RAPÔSO, N. V. M. Guia prático para reprodução das plantas. Appris: Curitiba, 2019.

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0708) Reconhecer as diferenças entre as formas de reprodução das plantas e identificar as estruturas responsáveis por esse o processo.
Língua Portuguesa(EAJALP0729) Produzir proposta de leis para atender às necessidades da comunidade