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Ciências da Natureza – Radioatividade e acidentes históricos

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. AYDINYNR. Radiation. Canva. Download em 03/04/2024.

RADIOATIVIDADE E ACIDENTES HISTÓRICOS

A radioatividade é um fenômeno natural, uma propriedade físico-química que alguns elementos, com muita energia, tendem a estabilizar ao longo do tempo. Para tal, emitem energia na forma de partículas (radiações alfa e beta) e ondas (radiação gama). Desde sua descoberta por Henri Becquerel, em 1896, e as pesquisas de Marie e Pierre Curie, a radioatividade tem sido objeto de estudo e aplicação em diversas áreas, como no fornecimento de energia elétrica, na medicina, paleontologia ou mesmo na agricultura.

Contudo, seu potencial destrutivo também foi evidenciado em eventos históricos marcantes, como os acidentes nucleares ocorridos em Chernobyl e com o Césio-137, em Goiânia, Goiás. Eles demonstram, além dos perigos associados à manipulação irresponsável de materiais radioativos, os desafios e responsabilidades inerentes ao uso da energia nuclear.

O acidente com o Césio-137 ocorreu em setembro de 1987, quando um aparelho de radioterapia, abandonado na antiga sede do Instituto Goiano de Radioterapia, foi extraído dali. O objetivo era que fosse vendido a um ferro-velho.

O aparelho foi levado em um carrinho de mão para a casa de um dos dois rapazes que o levou. Ali, começaram o seu desmonte, expondo o recipiente de chumbo que continha a cápsula com sais de Césio-137. Levaram, em seguida, a um ferro-velho, finalizando a manipulação do aparelho. Percebeu-se que o “pó claro” que estava protegido pela estrutura de chumbo emitia uma luz azulada no escuro. Este fato deixou as pessoas envolvidas encantadas, havendo a manipulação e distribuição desse material entre várias pessoas.

Como hoje sabemos, o Césio-137 é altamente radioativo. Para ter uma ideia, sua meia-vida é de aproximadamente 30 anos. Isso significa que é necessário esse tempo para que a atividade radioativa reduza pela metade. Nesse sentido, há fontes que indicam que somente no ano de 2287 os átomos de Césio dispersados nesse acidente, enfim, deixarão de emitir radiação.

O acidente em Goiânia resultou em vítimas fatais e centenas de pessoas contaminadas. Foram reveladas falhas na regulação e no descarte adequado de materiais radioativos, além da necessidade de apresentar à população os seus perigos.

Quanto ao desastre de Chernobyl, em abril de 1986, ele é considerado o pior acidente nuclear da história. Ele ocorreu devido a uma série de erros de projeto, além de procedimentos inadequados durante um teste no reator nuclear número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia (então parte da União Soviética). Pelo superaquecimento do reator nuclear, houve uma grande explosão, liberando na atmosfera uma quantidade significativa de material radioativo, como o próprio Césio-137, Iodo-131 e Plutônio-239.

QUESTÃO 1

A radioatividade é um fenômeno natural e que pode ser empregado na vida humana, e de outros animais, para diversos fins. Observe a imagem e analise as frases a seguir.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Radioatividade. Canva. Criado em 04/04/2024.

As frases corretas são

(A) I, II e III.
(C) I, III e IV.
(B) II, III e IV.
(D) nenhuma.

QUESTÃO 2

Leia sobre o símbolo da radioatividade e, depois, represente-o, utilizando ou indicando suas cores usuais.

O símbolo da radioatividade, conhecido como “tríplice hélice” ou “trevo radioativo”, é amplamente reconhecido como um alerta para a presença de materiais radioativos ou radiação ionizante. Consiste em três linhas curvas emergindo de um ponto central, simbolizando a emissão de radiação a partir de um átomo instável. Criado por M. R. Bozzonetti em 1946, o símbolo é utilizado em equipamentos, materiais e locais onde a presença de radiação requer atenção e precaução, servindo como um lembrete dos perigos associados à radioatividade.

QUESTÃO 3

O termo “radioatividade” foi desenvolvido por

(A) Henri Becquerel, ao perceber placas fotográficas com “impressões” de óxido de urânio.

(B) Pierre Curie, ao perceber placas fotográficas com “impressões” de óxido de urânio.

(C) Marie Curie ao estudar, além do óxido de urânio, outros componentes com urânio.

(D) Ernest Rutherford, ao descobrir que compostos de urânio emitiam 3 tipos de radiação.

QUESTÃO 4

Leia a seguir uma importante reflexão sobre o acidente com o Césio-137, ocorrido em Goiânia (Goiás), e analise a imagem e sua descrição:

“(…) inexistência de memoriais, placas, sinalizações ou vestígios desse passado indesejável. Embora não haja suportes materiais com o intuito de relembrar essa tragédia, é possível reconhecê-la também na sua ausência” (TEIXEIRA, 2021, p. 5).

Fonte: TEIXEIRA, Maria Isabel Cardoso. Entre Recordações e Olvidos: o caso Césio 137 em Goiânia e as dinâmicas de patrimonialização de lugares de memórias. ANPUH-Brasil – 31º Simpósio Nacional de História. Rio de Janeiro/RJ, 2021. Disponível em https://tinyurl.com/mmfmzxvh. Acesso em 03/04/2024.

O Monumento Para Aqueles Que Salvaram o Mundo foi erguido em Kiev, Ucrânia, em memória dos bombeiros e soldados que trabalharam para conter o incêndio e mitigar os efeitos do desastre nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986. Ele simboliza o papel crucial desses profissionais que, infelizmente, foram submetidos a altas doses de radiação.

Imagem 3. FRANGANILLO, Jorge. Memorial to Those who Saved the World. Wikimedia Commons. Disponível em https://tinyurl.com/nhcr8757. Acesso em 04/04/2024.

A) Na sua opinião, o acidente ocorrido em Goiânia envolvendo o Césio-137 é bem divulgado e bem conhecido, ao menos na sua região? Explique o seu ponto de vista.

B) Você acha que é importante a existência de “memoriais, placas, sinalizações ou vestígios desse passado indesejável”, “com o intuito de relembrar essa tragédia”? Justifique.

C) No seu ponto de vista, é possível que ainda possam ocorrer acidentes, como os envolvendo o Césio-137 e o ocorrido em Chernobyl? De que maneira eles poderiam ser evitados?

QUESTÃO 5

Embora as usinas nucleares ofereçam uma fonte de energia mais limpa e eficiente em comparação com muitas outras formas de geração de energia, você acredita que acidentes envolvendo radioatividade, como Chernobyl, afetam a aceitação pública em relação à energia nuclear? Apresente argumentos para sua aceitação e não-aceitação.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0608) Conhecer acidentes históricos com a radioatividade, a nível mundial e local, como o ocorrido em Chernobyl e com o Césio-137 em Goiânia.
ReferênciasCARDOSO, Eliezer de Moura. Apostila Educativa Radioatividade. CNEN. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/tex/fis01001/radio.pdf>. Acesso em 04/04/2024.

CARNEVALLE, M. R. Araribá Mais Ciências: 9º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>. Acesso em 01/04/2024.

HIRANAKA, R. A. B.; HORTENCIO, T. M. de A. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

O POPULAR. 300 Anos Para Deixar de Existir. Especiais O Popular. Disponível em <https://especiais.opopular.com.br/cesio-137-30-anos/amanha>. Acesso em 03/04/2024.

TEIXEIRA, Maria Isabel Cardoso. Entre Recordações e Olvidos: o caso Césio 137 em Goiânia e as dinâmicas de patrimonialização de lugares de memórias. ANPUH-Brasil – 31º Simpósio Nacional de História. Rio de Janeiro/RJ, 2021. Disponível em https://tinyurl.com/mmfmzxvh. Acesso em 03/04/2024.