You are currently viewing Ciências da Natureza – Qual é a relação entre as substâncias e misturas?

Ciências da Natureza – Qual é a relação entre as substâncias e misturas?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Água pura engarrafada, pamonha pura… será que podemos classificar esses exemplos como substâncias puras? “Misturas puras”? Ou será que trata-se de mais um caso em que há diferenças entre o conhecimento popular e científico? Quem concordou com a última pergunta acertou!

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

De acordo com os conceitos de substância pura (SP) e mistura (MI), preencha os parênteses seguindo o exemplo:

  • ( SP ) Água destilada.
  • ( ) Ouro.
  • ( ) Água potável.
  • ( ) Água e areia.
  • ( ) Gás atmosférico.

QUESTÃO 2

Agora, faça um desenho esquemático de cada uma das misturas da questão anterior, indicando as suas fases.

QUESTÃO 3

As substâncias puras podem ser simples ou compostas. Veja abaixo a representação da água destilada (H2O) e do gás oxigênio (O2), respectivamente:

Fonte: MARIOLAYAQUEREVALU. Água. Pixabay. Disponível em <https://tinyurl.com/byuaaeyd>. Acesso em mar 2021.
Fonte: MARIOLAYAQUEREVALU. Água. Pixabay. Disponível em <https://tinyurl.com/byuaaeyd> (adaptado). Acesso em mar 2021.

Identifique qual é a substância pura simples e qual é a substância pura composta. Explique a sua resposta.

QUESTÃO 4

Veja o significado de um tipo de figura de linguagem chamada metáfora, disponibilizado pela Oxford Languages and Google:

Fonte: https://tinyurl.com/3anyrnfb

Agora, utilizando metáforas, crie um poema contendo rimas apresentando uma ou mais misturas que fazem parte do seu dia a dia. Veja um exemplo abaixo e… mãos à obra!

Para o chão da minha casa, que tem muita gente
ficar limpo e cheiroso – um brinco!
uso uma mistura de água e detergente
Depois, esfrego com afinco.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-eja-5a-serie/


SAIBA MAIS

Você sabia que existem misturas que aparentam ser homogêneas mas, na verdade, são heterogêneas? A professora Mariana Araguaia apresentará para você os… coloides!

Canal Mariana Araguaia. “Coloides”. Disponível em <https://youtu.be/svTQn6WMMRk>. Acesso em jun. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0501) Diferenciar substância pura e mistura.
(EAJACI0502) Conceituar e distinguir substância pura simples de composta.
(EAJACI0503) Caracterizar e exemplificar misturas (homogênea e heterogênea) presentes nas tarefas do cotidiano.
Língua Portuguesa(EAJALP0432) Utilizar recursos expressivos, tais como: rimas, figuras de linguagem e recursos visuais.

ReferênciasA Prof Explica CEFPAN. O que é um átomo? YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pqc3ZvfKGow&t=42s. Acesso em mai 2021.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
KHAN ACADEMY BRASIL. Misturas homogêneas e heterogêneas.YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nCnkQdwVClw. Acesso em mai. 2021
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.