Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
Água pura engarrafada, pamonha pura… será que podemos classificar esses exemplos como substâncias puras? “Misturas puras”? Ou será que trata-se de mais um caso em que há diferenças entre o conhecimento popular e científico? Quem concordou com a última pergunta acertou!
Substância pura é um material com composição química definida. Isso significa que ela é composta por apenas um tipo de molécula, com átomos iguais ou distintos. Se considerarmos a água destilada como aquela formada somente por moléculas de H2O, podemos afirmar, então, que ela é uma substância pura, pois todos os seus componentes são do mesmo tipo.
Por outro lado, uma mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, mantendo suas propriedades individuais. A água potável não possui impurezas e, por isso, algumas pessoas podem dizer que é uma água pura. Entretanto, cientificamente, não é muito adequado afirmar dessa maneira, já que nessa água há outras substâncias além de H2O, como gás oxigênio dissolvido e também cálcio. E caso seja uma água com gás, há ainda ali gás carbônico, conferindo aquela sensação “borbulhante”.
Existem dois tipos principais de misturas: homogêneas e heterogêneas. As primeiras são aquelas em que os componentes são distribuídos de forma uniforme, de modo que não é possível distinguir suas partes. Um exemplo disso é uma solução de açúcar em água. Quando você dissolve açúcar em água, os cristais de açúcar se misturam completamente na água, e a solução resultante é do tipo homogênea. Ao coar um suco de frutas, você também está criando uma mistura homogênea. Outro exemplo é o ar que respiramos. Ele é uma mistura homogênea de gases, como o nitrogênio, o oxigênio, o dióxido de carbono e outros.
As misturas heterogêneas são aquelas em que é possível distinguir as diferentes partes. Na praia, a mistura de água e areia em um balde é um exemplo de mistura heterogênea. Os resíduos descartados em nosso cotidiano, como o lixo doméstico, também são misturas heterogêneas. Eles incluem uma variedade de materiais, como plástico, papel, vidro e orgânicos, que podem ser separados para reciclagem. O granito, uma pedra muito utilizada em construção e decoração, é outra mistura heterogênea. Ele é composto por minerais, como quartzo, feldspato e mica, que se distinguem em sua aparência e propriedades.
Finalizando, é importante compreender que as misturas podem ter uma ou mais fases. Uma fase é uma parte homogênea de uma mistura que tem uma composição e propriedades uniformes. Na mistura homogênea, como o suco coado, só há uma fase visível, que é uniforme. Já na mistura heterogênea, como a água com óleo, podemos observar duas fases distintas: a fase aquosa e a fase oleosa.
E você: com quantas substâncias e misturas lida no seu dia a dia?
QUESTÃO 1
De acordo com os conceitos de substância e mistura, preencha os parênteses usando “SB” ou “MI”, conforme o exemplo:
( SB ) Água destilada
( ) Ouro.
( ) Água potável.
( ) Água e areia.
( ) Gás atmosférico.
A ordem correta de preenchimento é
(A) MI, SB, MI, SB.
(B) SB, MI, SB, MI.
(C) MI, SB, SB, SB.
(D) SB, MI, MI, MI.
QUESTÃO 2
Suponhamos que você, juntamente com colegas e professor de Ciências, visitaram um laboratório. Lá, foi possível observar alguns vidros (béqueres), com os conteúdos a seguir descritos:
Suponhamos que você, juntamente com colegas e professor de Ciências, visitaram um laboratório. Lá, foi possível observar alguns vidros (béqueres), com os conteúdos a seguir descritos.
Sobre os recipientes observados, podemos afirmar que
(A) todos possuem misturas heterogêneas.
(B) somente no vidro 1 há mistura homogênea.
(C) nos vidros 1, 2 e 3 há misturas heterogêneas.
(D) nos vidros 1 e 4 há misturas homogêneas.
QUESTÃO 3
Agora, faça um desenho esquemático de cada uma das misturas da questão anterior, indicando as suas fases.
QUESTÃO 4
Escolha e/ou prepare uma mistura. Depois, confeccione digitalmente ou de forma manual um cartaz com as informações apresentadas a seguir, seguindo o exemplo dado. Não se esqueça da ilustração da sua mistura!
SAIBA MAIS
Você sabia que existem misturas que aparentam ser homogêneas mas, na verdade, são heterogêneas? A professora Mariana Araguaia apresentará para você os… coloides!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0402) Caracterizar, exemplificar misturas homogêneas e heterogêneas presentes nas tarefas do cotidiano. |
Referências | A Prof Explica CEFPAN. O que é um átomo? YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Pqc3ZvfKGow&t=42s>. Acesso em 13/11/2023. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. FAPESP. IUPAC ratifica, no Brasil, quatro novos elementos químicos. Disponível em <https://agencia.fapesp.br/iupac-ratifica-no-brasil-quatro-novos-elementos-quimicos/25670/>. Acesso em 13/11/2023. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>. Acesso em 13/11/2023. KHAN ACADEMY BRASIL. Misturas homogêneas e heterogêneas.YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nCnkQdwVClw>. Acesso em 13/11/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |