Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Se você mora em Goiás, certamente já sabe, ou pelo menos ouviu dizer, que o Cerrado é o bioma predominante nesta região. Mas… o que exatamente isso significa? Quais são as características deste e dos demais biomas encontrados no Brasil? Por que é importante conhecer como cada um se constitui? Quais são as suas potencialidades e desafios?
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Você aprendeu que biomas são regiões que apresentam clima, solo, fauna e flora bem característicos. Sobre eles, preencha a tabela a seguir, completando as lacunas com as informações solicitadas.
Bioma | Clima | Vegetação | Estados que abrange |
Amazônia | |||
Caatinga | |||
Cerrado | |||
Pampa | |||
Pantanal | |||
Mata Atlântica |
QUESTÃO 2
Tão importante quanto conhecer as características da vegetação de um bioma é reconhecer algumas espécies animais que vivem ali. Dessa maneira, para cada animal indicado a seguir, escreva o nome do bioma no qual ele representa:
A) Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)
B) Peixe-boi (Trichechus inunguis)
C) Tuiuiú (Jabiru mycteria)
D) Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
E) Caboclinho-de-barriga-vermelha (Sporophila hypoxantha)
F) Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)
QUESTÃO 3
Na questão anterior, são encontrados alguns exemplos de espécies endêmicas, como a ararinha-azul e o peixe-boi.
A) O que são espécies endêmicas e por que elas tendem a ser mais vulneráveis ao risco de extinção?
B) Quais são as principais ameaças que podem afetar essas espécies e a biodiversidade em geral?
QUESTÃO 4
Você sabia que o Cerrado possui diversos frutos alimentícios? Além do pequi, você conhece ou saberia citar o nome de algum? O texto abaixo apresenta exemplos desse significativo recurso do nosso bioma:
Link texto: https://www.curtamais.com.br/goiania/11-frutas-do-cerrado-que-todo-mundo-deveria-conhecer
Agora, individualmente ou em dupla, você deverá elaborar um painel ou slides de apresentação sobre um fruto do Cerrado. Escolha a espécie de planta que desejar, pesquise suas características, informações nutricionais, uma receita… enfim! Use a sua criatividade e faça um bom trabalho!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7a-serie/
SAIBA MAIS
No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia apresenta alguns conceitos relacionados à biodiversidade e levanta reflexões acerca dos fatores que podem afetar negativamente os biomas. Que tal aprender mais sobre o tema?
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0607) Caracterizar os ecossistemas brasileiros de acordo com os aspectos físicos, correlacionando tais características à fauna e flora Endêmicas. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0748) Expor painéis ou slides de apresentação e realizar exposição oral com dados de pesquisa. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |