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Ciências da Natureza – Quais são as características dos biomas brasileiros?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

É frequente que seja pontuado que nosso país possui uma significativa biodiversidade, que a Amazônia é nosso patrimônio e que o Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica precisam ser mais conservados – não é mesmo? Além da beleza cênica, os biomas brasileiros atuam diretamente no ciclo hidrológico, apresentam espécies cuja sobrevivência depende da integridade de seus ambientes, são moradia e fonte de matéria-prima para comunidades tradicionais, contêm princípios ativos utilizados no tratamento de doenças, enfim! 

Vamos responder algumas questões?

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leontopithecus_rosalia,_R%C3%A9serve_Zoologique_de_Calviac.jpg>. Acesso em ago. 2022.

QUESTÃO 1

São chamados de domínios morfoclimáticos as áreas geográficas que apresentam um bioma predominante, com suas típicas características relacionadas ao solo, relevo, clima, vegetação, animais e demais seres vivos. No Brasil, consideramos a existência de seis domínios morfoclimáticos (Amazônico, Atlântico, das Araucárias, das Caatingas, das Pradarias e do Cerrado); e também de áreas de transição. Observe o mapa a seguir:

Fonte: CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. P. 153. (Adaptado).
  • Complete na legenda o nome da cada um dos domínios morfoclimáticos brasileiros.
  • Identifique no mapa e nomeie cada uma das três faixas de transição (A), (B) e (C) enquanto Agreste, Mata de Cocais ou Pantanal Mato-Grossense.

QUESTÃO 2

Observe as duas colunas. Acrescente a letra referente ao bioma (primeira coluna) à sua descrição (segunda coluna):

(A) Amazônia

(B) Caatinga

(C) Cerrado

(D) Mata Atlântica

(E) Mata de Araucárias

(F) Pantanal Mato-Grossense

(G) Pradarias/Pampas
(   ) Maior bioma brasileiro. Clima quente e úmido, com chuvas na maior parte do ano. Árvores de grande e menor porte. Solo pobre em nutrientes. Espécies típicas: castanheira e peixe-boi.
(   ) Segundo maior bioma brasileiro. Clima quente e seco. Estação seca de maio a setembro e estação chuvosa de outubro a abril. Árvores com tronco retorcido. Solo ácido, rico em alumínio. Espécies típicas: pequizeiro e lobo-guará.
(   ) Clima quente e úmido, com chuvas ao longo do ano. Solo raso e pobre em nutrientes. Espécies típicas: orquídeas e mico-leão-dourado.
(   ) Clima semiárido; quente e seco. Estação seca, com vegetação esbranquiçada; e estação chuvosa, com plantas com folhas e flores. Solo pedregoso. Espécies típicas: mandacaru e ararinha-azul.
(   ) Clima quente, com verão chuvoso e inverno seco. Há constantes inundações, permitindo maior fertilidade do solo no período de seca. Espécies típicas: ingazeiro e tuiuiú.
(   ) Temperaturas altas no verão e baixas no inverno, com geadas. Paisagem homogênea e plana. Solo fértil. Apresenta ambientes alagados (banhados) próximo ao litoral. Espécies típicas: gramíneas e veado-campeiro. 
(   ) Clima úmido, com temperaturas mais baixas. Chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Solo profundo e fértil. Espécies típicas: pinheiro-do-paraná (araucária) e gralha-azul.

QUESTÃO 3

Ilustre uma paisagem típica do bioma Cerrado, contendo alguns representantes animais e vegetais típicos da região. Não se esqueça de colorir e de inserir legenda, indicando os seres vivos que considerou no seu desenho.

QUESTÃO 4

Leia, abaixo, uma adaptação do texto “Escravidão no Brasil Colonial”, de Daniel Neves:

Fonte: https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/escravidao-no-brasil-colonial.htm

Situações de vulnerabilidade envolvendo povos indígenas são relatadas desde a época em que Brasil foi descoberto – ou conquistado – por Portugal.

  • Na atualidade, quais são as problemáticas enfrentadas por tais comunidades tradicionais?
  • Como indígenas e demais povos e comunidades tradicionais contribuem para a conservação dos biomas?
  • Realize uma breve pesquisa, fazendo um levantamento de etnias indígenas que vivem no Cerrado  brasileiro.
  • Para você, o uso de meios tecnológicos na produção industrial e agrícola impactaram de que maneira as comunidades tradicionais?
  • Em duplas, escrevam um breve manifesto direcionado à população apontando a urgência de se proteger os povos da floresta. Para tal, busquem imagens e argumentos consistentes, como notícias e dados estatísticos.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6a-serie/


SAIBA MAIS

Quais são as principais ameaças aos biomas brasileiros? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, aponta os principais desafios relacionados à conservação de tais ecossistemas. Assista com atenção.

Canal Mariana Araguaia. “Ameaças aos Biomas Brasileiros”. Disponível em https://youtu.be/svTQn6WMMRk. Acesso em mai. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0607) Caracterizar os ecossistemas brasileiros de acordo com os aspectos físicos, correlacionando tais características à fauna e flora endêmicas.
História(EAJAHI0629) Conhecer o princípio extrativista e de exploração de mão de obra adotado para o novo território sob domínio português.
Geografia(EAJAGE0711) Analisar a inserção das tecnologias nos processos e meios de produção industriais na perspectiva da Globalização excludente.

ReferênciasBRASIL. Panorama e Desafios para os Povos Indígenas Diante do Coronavírus. EPSJV Fiocruz. Disponível em <https://www.epsjv.fiocruz.br/podcast/panorama-e-desafios-para-os-povos-indigenas-diante-do-coronavirus>. Acesso em ago. 2022.
______. UFT recebe demandas de comunidades quilombolas. Universidade Federal do Tocantins. Disponível em <https://ww2.uft.edu.br/index.php/es/ultimas-noticias/11314-uft-ouve-demandas-de-comunidades-quilombolas>. Acesso em ago. 2022.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
ISPN. Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado. Disponível em <https://ispn.org.br/biomas/cerrado/povos-e-comunidades-tradicionais-do-cerrado/>. Acesso em ago. 2022.
KANINDÉ. Líder Indígena Aponta Principais Desafios dos Índios Brasileiros. Disponível em <https://www.kaninde.org.br/lider-indigena-aponta-principais-desafios-dos-indios-brasileiros/>. Acesso em ago. 2022.