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Ciências da Natureza: PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS NO COTIDIANO

Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

Na videoaula de hoje vamos dialogar sobre o processo de separação de misturas mediante exemplos do cotidiano. Você já parou para pensar que o seu cafezinho de todo dia, a gasolina do seu carro ou mesmo o leite e o sangue constituem-se misturas? Na correria entre trabalho, família, amigos e demais afazeres, não conseguimos tempo para assimilar e (re)pensar o quanto de Ciência há nos processos que desenvolvemos, não é mesmo?! Porém fique tranquilo que nesta aula realizaremos essa relação. Vamos nessa!?!

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS NO COTIDIANO

5ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 10 – PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS NO COTIDIANO

Na videoaula acima aprendemos que mistura compreende a junção entre duas substâncias. Existem dois tipos de misturas, que são:

  • Homogênea: aquela que apresenta apenas uma fase. Exemplos: café, bebidas alcoólicas, vinagre e outros ;
  • Heterogênea: aquela que apresenta duas ou mais fases. Exemplos: Junção de água e óleo, granito, leite e outros;

Entendemos que os processos de separação de misturas são importantes para diferentes aspectos da vida, a citar a separação de poluentes, o processo de produção de metais, a obtenção de sal de cozinha e outros. Porém, mediante a composição dessas misturas são necessários técnicas e métodos específicos de separação das substâncias, sendo alguns deles:

  • Catação – método manual de separação. Processo empregado na escolha dos feijões para cozinhar;
  • Ventilação – processo físico de separação que ocorre pelo arraste por corrente de ar dos componentes menos densos da mistura. Como exemplo: a separação de cascas de grãos de arroz, café, amendoim torrado e outros;
  • Levigação – processo de separação de misturas heterogêneas de sólidos, onde estes de baixa densidade são arrastados pela corrente de água, permanecendo no recipiente os de maior densidade. Esse processo é empregado por garimpeiros para separar o ouro da areia;
  • Peneiração ou tamisação – método de separação de sólidos de diferentes tamanhos, com o auxílio de uma peneira. Esse processo é realizado oportunizando que os sólidos menores passem pela malha e os maiores fiquem retidos. Na construção civil, com vista à separação da areia do cascalho ou mesmo em casa, no processo de peneirar a farinha de trigo para realização de algum preparo, estamos falando de peneiração ou tamisação.

ATIVIDADE 1

Que tal avançarmos nos estudos realizados? Outras técnicas e métodos são empregados na separação de misturas, como: centrifugação; filtração; decantação; dissolução fracionada; separação magnética; flotação e floculação. Para ficar por dentro desses processos, você realizará uma pesquisa buscando compreendê-los, bem como apresentar exemplos de cada um deles. Dessa forma, conseguirá ampliar seus conhecimentos e seguir relacionando ciência e cotidiano. Para auxiliar você na sua pesquisa, leia o texto disponibilizado no link abaixo e otimize sua busca em fontes confiáveis.

Como pesquisar em fontes confiáveis e otimizar sua pesquisa? | Escola Digital – Professor

ATIVIDADE 2

Leia o texto “Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju” do site da FAPERJ, disponibilizado no link abaixo:

FAPERJ

O petróleo é apontado como uma importante fonte de energia. Porém, sua utilização traz inúmeros riscos para o meio ambiente, desde o processo de extração até o consumo. Ações como a utilização do óleo de mamona e castanha-de-caju é fundamental para amenizar e evitar catástrofes ambientais. Mas só isso não basta, o consumo consciente, atitudes eficientes e responsáveis, bem como avanços tecnológicos são urgentes para auxiliar na redução  dos impactos ambientais negativos causados pela atividade da indústria petrolífera. E você o que pensa sobre esse assunto? Acha que devemos explorar ao máximo o meio ambiente para usufruir dos benefícios do petróleo ou essa exploração deve ser com vistas à sustentabilidade, ou seja, pensando nas gerações futuras? Reflita sobre esse assunto, faça novas pesquisas, seguindo as orientações da atividade anterior e prepare seus argumentos para defender seu ponto de vista em um debate sobre o tema que ocorrerá na escola. Bom trabalho!


Referencial BibliográficoMANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
UCHÔA, A. M.; NASCIMENTO, R. F.; SILVA, A. P.; BARROS, A. A. D.; LIMA, A. M. B.; PINTO, E. S. S.; LEMES, G. S. V.; SOUZA, J. Q.; OLIVEIRA, J. S.; SILVA, M. J. P.; GOMES, P. S.; SANTOS, P. A. B.; GARCIA, V. M.; PEREIRA-JÚNIOR, G. J.; OLIVEIRA, A. C. G.; YAMASHITA, M.; FRANCISCO-JÚNIOR, W. E. Passando um “cafezinho”: misturas e separação de misturas a partir de um experimento com materiais do cotidiano. Revista Eletrônica de Extensão da URI, v. 8, n. 14, p. 181-191, 2012.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0504) Identificar nas tarefas do cotidiano os diferentes processos de separação de misturas.
Língua Portuguesa(EAJALP0538) Promover debate sobre tema jornalístico da atualidade.