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Ciências da Natureza – Por que o solo é essencial à vida?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Abaixo dos nosso pés, ele está ali: o solo. Fonte de sustentação e também de nutrição das plantas, que também nos alimentam; o solo define paisagens, filtra a água que é direcionada aos lençóis subterrâneos, é hábitat de diversos seres vivos, matéria-prima para diversos fins humanos, enfim. Reconhecer a sua importância e ameaças nos ajuda a conservar esse bem tão precioso e tão subestimado.

Vamos responder algumas questões?

Disponível em <https://pxhere.com/pt/photo/1582029>. Acesso em set. 2022.

QUESTÃO 1

Como você já sabe, o solo é fonte de vida, em várias instâncias. Uma das principais situações envolvendo a degradação do solo é a erosão, que consiste

A) na poluição do solo por agrotóxicos.
B) no deslocamento do solo, de uma região para outra.
C) na transformação das rochas em solo.
D) no alagamento do solo.

QUESTÃO 2

A erosão do solo pode levar defensivos agrícolas e fertilizantes a corpos d’água, provocando o assoreamento de rios e lagos. Além disso, na época de chuvas, erosões podem propiciar enchentes e deslizamentos.

A) As causas das erosões são naturais, humanas ou relacionam-se a ambos os fatores? Explique a sua resposta.

B) Explique o papel da vegetação na prevenção de erosões.

QUESTÃO 3

Você sabia que a extração de areia, sem a devida autorização, configura crime ambiental? Leia a seguir:

A) Você acha justo que seja tratado como crime o ato de retirar areia das praias sem a devida autorização ambiental? Explique a sua resposta.

B) Os artigos das Leis estão no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo? Justifique a sua resposta, usando elementos das Leis citadas.

QUESTÃO 4

As erosões podem provocar consequências nos corpos d’água. E a água das chuvas, por sua vez, também podem contaminar o solo – em consequência da poluição atmosférica. Observe o esquema abaixo para responder às questões a seguir.

Fonte: https://tinyurl.com/42htp4x5

A) Nomeie o fenômeno retratado no desenho esquemático. Depois, explique as causas e como ele se relaciona ao ciclo da água.

B) Quais estruturas humanas são afetadas com esse fenômeno? Por qual motivo?

C) A contaminação do solo, das águas e da atmosfera pode interferir na sobrevivência da fauna e da flora, inclusive deixando espécies vulneráveis ao processo de extinção.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6a-serie/


SAIBA MAIS

Será que outros planetas, além da Terra, possuem solo? E a Lua? No vídeo da professora Mariana Araguaia, você conhecerá sobre a superfície lunar. Pronto para essa viagem?

Canal Mariana Araguaia. “Como é o solo lunar?”. Disponível em https://youtu.be/svTQn6WMMRk. Acesso em set. 2022.


Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0611) Identificar e representar o processo erosivo e relacionar o papel da vegetação como forma de preservação do solo e identificar fatores de poluição do solo.
(EAJACI0612) Analisar e identificar as causas de extinção de espécies da fauna e da flora e suas consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.
(EAJACI0613) Identificar os poluentes atmosféricos que reagem com a água para formar a chuva ácida e as suas consequências para a saúde, a sobrevivência da fauna e da flora e a degradação de monumentos históricos.
Geografia(EAJAGE0713) Compreender qual o papel da água na sociedade moderna e como ela está presente no cotidiano.
Língua Portuguesa(EAJALP0672) Analisar o uso do imperativo em leis e outras formas de regulamentação.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HAMILTON, Rosanna L. A Lua. UFFGS. Disponível em <http://astro.if.ufrgs.br/solar/moon.htm#:~:text=O%20regolito%2C%20ou%20solo%20lunar,%C3%ADngremes%20das%20crateras%20e%20vales.>. Acesso em set. 22.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
MOIÓLI, Julia. Do que é constituído o solo lunar? Super Interessante. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/do-que-e-constituido-o-solo-lunar>. Acesso em set. 22.
STRICKLAND, Ashley. Cientistas cultivam plantas em solo lunar pela primeira vez na história. CNN Brasil. Disponível em <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/cientistas-cultivam-plantas-em-solo-lunar-pela-primeira-vez-na-historia/>. Acesso em set. 22.