Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os processos inerentes à gravidez, ou mesmo a contracepção, devem ser conhecidos por todos, independentemente do gênero. Afinal, a continuidade das espécies se dá pela reprodução e para tal, na nossa espécie, é necessária a participação de gametas femininos e também masculinos. Portanto, planejar ou evitar a concepção deve ser responsabilidade de todos os envolvidos.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Carla Maria, ao estudar na escola sobre o ciclo menstrual na escola, passou a anotar diariamente informações relacionadas ao seu humor, sensações corporais e secreção vaginal, para conhecer melhor como seu corpo funciona. Sobre essas informações, podemos afirmar que
A) é considerado como o primeiro dia do ciclo menstrual o momento em que cessa o sangramento menstrual.
B) a ovulação ocorre aproximadamente na metade do ciclo menstrual, entre dois períodos menstruais.
C) o período mais fértil da mulher é durante a menstruação.
D) na ovulação, a secreção vaginal é mais líquida.
QUESTÃO 2
Depois de muita expectativa, Rosângela finalmente está grávida! Ao perguntarem sobre “quantos meses” ou “quantas semanas” de gravidez ela tem, ficou na dúvida sobre essa informação.
A) Você poderia ajudá-la, escrevendo como explicaria, de forma didática, sobre tais cálculos?
B) Geralmente em quantas semanas de gestação ocorre o nascimento seguro e saudável de um bebê?
C) No que consiste o parto cesáreo e o parto normal? Quais são os pontos de atenção para cada um deles?
QUESTÃO 3
É necessário que homens e mulheres compreendam sobre métodos contraceptivos, uma vez que a gravidez humana só é consumada com a fecundação das células reprodutivas (gametas) masculina e feminina. Portanto, ambos devem ser responsáveis pela concepção ou prevenção da gravidez. Associe as colunas contendo o nome e conceitos de cada um dos métodos contraceptivos:
A) Preservativo | ( ) É a interrupção da ligação entre as tubas uterinas, evitando que o espermatozoide se encontre com o ovócito liberado na ovulação. |
B) Anticoncepcional hormonal | ( ) É a retirada do pênis da vagina, durante o ato sexual, antes da ejaculação. |
C) Laqueadura | ( ) É o ato de evitar relações sexuais no período fértil. |
D) Vasectomia | ( ) Inserido cirurgicamente no interior do útero, esse método impede a implantação do embrião no endométrio. |
E) Dispositivo intrauterino (DIU) | ( ) Estrutura flexível, previamente medida por um profissional da saúde, que é encaixada no colo do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides. |
F) Diafragma | ( ) Método químico que impede a ovulação. Pode ser em comprimidos, adesivo, injetável, implante cutâneo ou mesmo anel vaginal. |
G) Coito interrompido | ( ) É um método de barreira descartável que retém o esperma. Ele deve ser inserido antes da relação sexual |
H) Tabelinha | ( ) Os ductos deferentes são cortados, para que os espermatozoides não cheguem até a uretra. |
QUESTÃO 4
Quanto às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) cancro mole, candidíase, gonorreia, hepatite B, herpes genital, HPV (papilomavírus), infecção pelo HIV, pediculose pubiana, sífilis e tricomoníase:
A) Em duplas, em uma folha avulsa, criem um quadro com as principais informações sobre cada uma delas: organismo causador, outras formas de contágio (além do contato sexual), sintomas e tratamento.
B) Qual(is) método(s) contraceptivo(s) tem eficácia significativa na prevenção de IST’s? Por qual motivo?
QUESTÃO 5
A pílula anticoncepcional é utilizada em diversos contextos médicos: contracepção, tratamento para ovários policísticos, acne, endometriose, enfim. Leia a seguir um trecho sobre ela:
A) Considerando que o feminismo visa a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres, você considera que o advento da pílula anticoncepcional, na década de 60, auxiliou as mulheres nessas pautas? Justifique sua resposta.
B) Na atualidade, em que é bastante comum termos mulheres estudantes e no mercado de trabalho, em quais espaços e situações ainda há diferenças entre homens e mulheres em relação à igualdade política, jurídica e social?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7a-serie/
SAIBA MAIS
A reprodução humana é sexuada, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Será que todas as espécies do reino animal se reproduzem assim? A resposta é não! No vídeo da professora Mariana Araguaia, temos um exemplo: o dos anfíbios anuros. Vamos conhecer essas curiosidades?
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0711) Reconhecer e explicar os principais métodos contraceptivos na prevenção da gravidez indesejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (EAJACI0710) Entender e explicar: ciclo menstrual, ovulação, fecundação, gravidez e parto. |
História | (EAJAHI0826) Compreender os conceitos de anarquismo e feminismo. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |