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Ciências da Natureza: PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª SÉRIE da Eja.

Você já pensou sobre os processos de reprodução dos seres vivos? E ainda, sobre como eles são importantes para perpetuação das espécies? Não?! Fique ligado na nossa aula de hoje, pois vamos pensar sobre essas questões.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES

8ª série – Eja – Ciências da Natureza – Aula 14 – PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES

Na aula de hoje, o Professor José Firmino explicou que perpetuação das espécies está imbricada aos processos de reprodução, que podem correr de forma ASSEXUADA ou SEXUADA.

Entendemos que a reprodução assexuada compreende um processo reprodutivo que oportuniza a multiplicação rápida e numerosa de indivíduos, sobretudo com pouco gasto energético. Porém, não há variabilidade genética, o que não favorece a evolução, já que são clones. Os tipos de reprodução sexuada são: bipartição ou cissiparidade, brotamento e fragmentação ou regeneração.

Compreendemos que a reprodução sexuada ocorre, geralmente, mediante fecundação interna ou externa, e oportuniza indivíduos com maior variabilidade genética devido ao rearranjo do material genético, levando a uma melhor adaptação ao meio ambiente. Como desvantagens desses processos reprodutivos podemos mencionar o maior gasto de energia, devido à produção de gametas e ainda, a urgência de encontrar um parceiro.

Aprendemos que partenogênese se caracteriza por uma forma de reprodução em que o embrião desenvolve-se sem que o óvulo seja fecundado. Como exemplo podemos citar as abelhas: as fêmeas férteis produzem óvulos haploides que podem ou não ser fecundados por machos.

ATIVIDADE 1

(FEI-SP) Alguns seres vivos reproduzem-se assexuadamente. Uma forma de reprodução rápida e fácil. A desvantagem desse modo de reprodução é que:

a) Não cria variação genética.

b) Cria variação genética.

c) “Consome” energia.

d) Os descendentes não são duplicatas dos pais.

e) Os descendentes só se reproduzem sexuadamente.

ATIVIDADE 2

(UFRGS) Em uma comparação, sob o ponto de vista de favorecimento evolutivo e adaptação, a reprodução sexuada é mais importante que a assexuada. Qual das alternativas a seguir, com relação à reprodução sexuada, melhor justifica essa afirmativa?

a) Sempre se processa após a meiose que produz gametas.

b) É exclusiva de forma de vida evoluída.

c) Dá origem a um maior número de descendentes.

d) Permite uma maior constância no genoma dos descendentes.

e) Promove uma maior variabilidade genética na população.

ATIVIDADE 3

Escreva um resumo de tudo que aprendeu nesta aula em seu caderno. Pontue seu texto! Você perceberá que os sinais de pontuação farão uma enorme diferença em sua produção. Bom trabalho!

LEMBRE-SE!  Na escrita, os sinais de pontuação substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida, além de reproduzirem as entonações e pausas proferidas por meio da oralidade. Atualmente, os sinais de pontuação mais usuais são:

  • Dois-pontos [ : ]: tem por finalidade introduzir palavras, expressões ou frases no intento de esclarecer, desenvolver ou explicar melhor uma passagem anteriormente citada. Sua empregabilidade está condicionada a indicar uma citação do emissor, de autoria própria ou alheia.
  • Ponto de interrogação [ ? ]: utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico.
  • Ponto de exclamação [ ! ]: usado depois de frases que retratem ordem, indiquem espanto, admiração, surpresa, dentre outros sentimentos; após interjeições e vocativos, diante de frases que exprimam desejo. Ressalta-se que quando o sentido proferido pelo discurso prescindir ao mesmo tempo de interrogação e exclamação, poderão ser utilizados ambos os sinais.
  • Travessão [ – ]: atribui-se este sinal para indicação da fala de um determinado personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.
  • Reticências (…): usado para omitir ou dar sequência a um raciocínio inacabado pelo autor, indicar dúvidas ou hesitação e interromper uma frase incompleta sintaticamente.
  • Aspas (“”): são utilizadas com os objetivos de isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares; e indicar uma citação direta.
  • Ponto-final [ . ]: indica uma pausa maior no discurso, o fim de uma frase declarativa.
  • Ponto e vírgula [ ; ]: representa uma pausa maior que a vírgula e um pouco menor que o ponto-final, sem, contudo, encerrar o período. Sua utilização é para separar orações inerentes a um período muito extenso, principalmente se em uma delas já houver vírgula; e para separar após uma citação, ou mesmo separar palavras.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoUSBERCO, J.; MARTINS, J. M.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0706) Identificar e descrever os órgãos do sistema reprodutor e compreender a reprodução dos seres vivos, associando aos mecanismos adaptativos e de perpetuação das espécies.
Língua Portuguesa(EAJALP0836) Pontuar corretamente os textos produzidos