You are currently viewing Ciências da Natureza – Tempo geológico

Ciências da Natureza – Tempo geológico

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

GORSH13. Unique geological formation from Jurassic period. Canva. Download em 06/11/2023.

TEMPO GEOLÓGICO

A história da Terra é dividida em tempos geológicos. Cada um deles é caracterizado por eventos geológicos, climáticos, biológicos e paleontológicos específicos, permitindo a organização e a compreensão dos processos que ocorreram ao longo de bilhões de anos. “Era” é uma divisão mais ampla e de longa duração da escala de tempo geológico. Ela é composta por uma ou mais “épocas” e se estende por centenas de milhões de anos. As principais eras são:

• Pré-cambriano: Este é o período mais antigo e abrange aproximadamente 4,6 bilhões de anos até 541 milhões de anos atrás. A Terra estava se formando, e os registros fósseis são raros. Durante o Pré-cambriano, a vida evoluiu nas águas do oceano. À medida em que a crosta terrestre se consolidava, formavam-se as primeiras rochas magmáticas (ou ígneas) intrusivas.
  • Paleozoico: O Paleozoico estende-se de 541 a 252 milhões de anos atrás e é conhecido como a “Era dos Invertebrados”. Houve um boom na diversidade da vida marinha, com o surgimento de trilobitas. Rochas sedimentares clásticas, como arenitos e argilitos, são comuns ao contexto desse período.
  • Mesozoico: Abrange de 252 a 66 milhões de anos atrás. É chamado de “Era dos Répteis”, com diversas espécies de dinossauros que viveram tanto na terra quanto nos oceanos. Rochas sedimentares calcárias são características deste período, devido à formação de recifes de corais e depósitos de carbonato de cálcio.
  • Cenozoico: O Cenozoico começou há cerca de 66 milhões de anos e continua até os dias atuais. É a “Era dos Mamíferos”, marcada também pela diversificação da vida animal e vegetal. Rochas ígneas extrusivas, como basaltos, estão associadas a erupções vulcânicas significativas.

Além dos tipos de rochas, os fósseis e as mudanças ambientais também estão intrinsecamente ligados ao tempo geológico. Os fósseis encontrados em rochas sedimentares fornecem pistas sobre a evolução da vida, com características específicas de diferentes épocas. As mudanças ambientais, como as variações climáticas e os movimentos tectônicos, influenciam a formação de tipos específicos de rochas, como as rochas sedimentares e metamórficas, e estão diretamente relacionadas aos eventos geológicos que ocorrem ao longo do tempo.

Tais registros nos permite reconstruir a história da Terra, identificar mudanças ambientais e apreciar a diversidade da vida que evoluiu ao longo dos períodos geológicos. Assim, podemos compreender melhor sobre como nosso planeta se transformou ao longo dos bilhões de anos de sua existência.

QUESTÃO 1

Cada período geológico é caracterizado por sua própria gama de rochas, fósseis e mudanças ambientais, fornecendo insights valiosos sobre a evolução do planeta e da vida que nele habita. Nesse sentido, analise as frases a seguir:

I. Os dinossauros surgiram no período Pré-Cambriano.
II. O período geológico mais antigo é o Paleozoico.
III. Podemos afirmar que estamos no período Mesozoico.
IV. A vida animal terrestre surgiu no período Cenozoico.

Podemos identificar enquanto verdadeira(s)

(A) todas as frases.
(B) nenhuma frase.
(C) a frase I e a III.
(D) a frase II e IV.

QUESTÃO 2

Escolha uma das frases apresentadas na questão 2 e explique o porquê de ela estar correta ou incorreta.

QUESTÃO 3

Cada período geológico é caracterizado por suas próprias rochas sedimentares, que resultam da deposição e compactação de sedimentos.

A) Em qual período seria mais comum os arenitos e argilitos, relacionados à erosão e sedimentação terrestres: Paleozoico ou Mesozoico? Explique.

B) Em qual período seriam mais comuns as rochas sedimentares calcárias, associadas a recifes de corais e depósitos de carbonato de cálcio: Paleozoico ou Mesozoico? Explique.

QUESTÃO 4

Analise as frases a seguir, preenchendo entre parêntesis de acordo com a orientação:

A ( ) Início da vida na Terra.
B ( ) Divisão da Pangeia em continentes.
C ( ) Evolução humana.
D ( ) Extinção em massa e glaciação.

Agora, marque a alternativa com a ordem correta de preenchimento:

(A) PC, MZ, CZ e PZ.
(B) CZ, MZ, PC e PZ.
(C) PZ, CZ , PC e MZ.
(D) MZ, PC, PZ e CZ.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0421) Distinguir e classificar os tipos de rochas quanto à sua origem e formação geológica.
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <