You are currently viewing Ciências da Natureza: ÓRGÃOS DO SENTIDO

Ciências da Natureza: ÓRGÃOS DO SENTIDO

Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

O corpo humano está constantemente recebendo informações do ambiente. O sistema nervoso é responsável por receber e interpretar informações internas e externas, bem como emitir uma resposta, porém você já parou para pensar em como ele recebe essas informações? E ainda, quais são os órgãos que captam as informações do ambiente e do próprio corpo? Na aula de hoje vamos esclarecer essas perguntas e aprender mais sobre os órgãos do sentido.

Fonte: MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ÓRGÃOS DO SENTIDO

5ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 7 – ÓRGÃOS DO SENTIDO

Na videoaula acima, aprendemos que  os órgãos do sentido são responsáveis por captar os estímulos ambientais por meio de receptores específicos e que o corpo humano, é composto por cinco sentidos, sendo eles: a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato.

Entendemos que:

  • Visão: é o sentido que nos permite enxergar, sendo os olhos os órgãos da visão responsáveis por captar os estímulos luminosos;
  • Audição: as orelhas são os órgãos responsáveis pela audição e equilíbrio, sendo elas que captam o som do ambiente através de receptores sensíveis à pressão ou estímulos mecânicos;
  • Olfato: o sentido dos odores. O estímulo do olfato é realizado através de substâncias presentes no ar. Os receptores específicos (quimiorreceptores) encontram-se junto às células das cavidades nasais, sendo esses que transformam o estímulo químico em impulso nervoso que são conduzidos pelos nervos até o cérebro que interpreta o estímulo;
  • Paladar: na gustação os estímulos ocorrem através de substâncias químicas que se dissolvem na saliva. É importante apreender que os receptores da gustação são estruturas sensoriais denominadas de papilas gustatórias;
  • Tato: é o que oportuniza sentirmos um toque, uma massagem, ou mesmo um aperto de mão de um amigo, e ocorre por meio de receptores presentes na pele;

Aprendemos que para a realização de diferentes atividades do cotidiano, a citar a prática de esportes, somos dependentes da integração dos sentidos.

ATIVIDADE 1

A audição é um dos órgãos dos sentidos de suma importância para o desenvolvimento das crianças, a citar o da própria linguagem. Assim, logo que o bebê nasce, precisamente nas suas primeiras 48 h de vida, deve ser realizado o teste da orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal), visando apreender possíveis problemas auditivos. Detectado algum problema auditivo é preciso investigar e realizar o tratamento com vista ao desenvolvimento integral da criança. Para mais informações leia o texto “Teste da orelhinha: o que é e quando fazer?” da Revista Crescer, disponibilizado no link abaixo:

Teste da orelhinha: o que é e quando fazer? – Revista Crescer | Saúde (globo.com)

Agora que você possui mais conhecimento acerca da importância de testes como o da orelhinha em recém-nascidos, produza um texto  para alertar as gestantes sobre testes como esses e compartilhe nas suas redes sociais.

ATIVIDADE 2

A Olímpiada de Tóquio (2020) que ocorreu no ano de 2021, oportunizou ao Brasil um total de 21 medalhas, das quais duas foram advindas da Ginástica, com a atleta Rebeca Andrade. Uma das medalhas de Rebeca foi no salto sobre a mesa e a outra no individual geral, o que nos leva a concluir, que a atleta encontra-se em uma ótima fase psicológica e física, com uma eficaz integração dos seus órgãos do sentido. Agora, baseado em tudo que aprendeu nesta aula, escreva em seu caderno, como os órgãos dos sentidos se comportam na prática da ginástica, mais especificadamente, na prova do salto sobre a mesa, que consagrou a atleta olímpica Rebeca Andrade. Para isso, leia o texto abaixo, relembre as características e como ocorre a dinâmica dessa prova:

Ginástica Artística (Adaptado). Disponível em: Ginástica Artística – Brasil Escola (uol.com.br)

Referencial BibliográficoMANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0518) Definir as funções dos órgãos dos sentidos, sua interação com o ambiente e relacionar as patologias.
Língua Portuguesa(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido.