You are currently viewing Ciências da Natureza – Gravidez e parto

Ciências da Natureza – Gravidez e parto

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Imagem 1. Ultrassom. Fonte: Freepik. Disponível em https://br.freepik.com/fotos-gratis/ginecologista-oferecendo-fotos-de-ultrassom-de-casal_24749405.htm#query=feto&position=18&from_view=search&track=sph. Acesso em 29/06/2023.

GRAVIDEZ E PARTO

Na puberdade, a ação de hormônios produzidos pela hipófise permite com que alcancemos a maturidade sexual, propiciando a reprodução. Nesse sentido, aproximadamente a cada mês, no corpo feminino, um ovócito é liberado e capturado pelas tubas uterinas, onde pode ocorrer a fertilização pelo espermatozoide: célula reprodutiva masculina. Caso ocorra a fertilização, é formada uma única célula, chamada zigoto. Ele, por sua vez, passa por diversas divisões, tornando-se um embrião.

Após a fertilização, o embrião se divide e se implanta na parede uterina, onde passa a receber os nutrientes e o suporte necessário para seu crescimento. A gravidez é, portanto, o período em que ocorre o desenvolvimento do embrião e do feto dentro do útero materno. O útero se expande e ocorrem alterações nos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e imunológico para atender às necessidades do bebê em desenvolvimento. Essas mudanças são seguidas por sintomas como náuseas, fadiga, alterações de humor e ganho de peso.

É no primeiro trimestre da gestação que ocorre a formação dos órgãos do futuro bebê. Já no segundo trimestre, o feto cresce rapidamente, e a mãe começa a sentir os seus movimentos. No terceiro trimestre, ele ganha peso e se prepara para o nascimento. Durante todo esse período, exames regulares são realizados para monitorar o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe.

O trabalho de parto é desencadeado por uma combinação de fatores hormonais, físicos e emocionais. As contrações uterinas aumentam em frequência e intensidade, dilatando gradualmente o colo do útero. À medida que o colo do útero se dilata, ocorre a fase de expulsão. Assim, em muitos casos, o bebê passa pelo canal de parto e nasce: trata-se do parto vaginal. Já a cesariana é uma cirurgia em que o bebê é retirado por meio de incisões realizadas na parede abdominal e no útero.

É importante ressaltar que cada gravidez e parto são experiências individuais. Cada mulher pode vivenciar diferentes sintomas, emoções e desafios durante esse período. O apoio adequado, tanto emocional quanto médico, desempenha um papel fundamental no cuidado da mãe e do bebê.

QUESTÃO 1

Veja a imagem abaixo, contendo o título e o lide de uma notícia do site Metrópolis:

Imagem 2. Placenta. Fonte: Metrópolis. Disponível em https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/maternidade/carimbo-com-placenta-conheca-arte-que-eterniza-momento-do-parto. Acesso em 29/06/2023.

Podemos afirmar que a placenta é um órgão relacionado à gestação,

(A) formada exclusivamente por tecido fetal.
(B) responsável pela produção de ovócitos.
(C) que se forma durante o trabalho de parto.
(D) que transfere nutrientes e oxigênio para o feto.

QUESTÃO 2

A imagem a seguir representa o sistema genital feminino.

Imagem 3. Sistema genital feminino. Fonte: BRGFX. Disponível em https://br.freepik.com/vetores-gratis/orgao-interno-humano-com-utero_27289898.htm#query=utero&position=17&from_view=keyword&track=sph. Acesso em 29/06/2023.

A) Na imagem, marque com a letra “A” o local em que ocorre a fecundação e marque com a letra “B” onde o embrião se desenvolve.

B) Nomeie as duas regiões que você identificou.

QUESTÃO 3

No Brasil, ocorrem mais de 150 mil casos de gestação ectópica, a cada ano. Sobre esse evento, analise as informações a seguir:

É a gestação que ocorre fora da cavidade uterina.
Sua ocorrência é mais comum em uma das tubas uterinas.
É sempre reversível, resultando em um parto saudável.
Não apresenta sintomas, sendo identificada na ultrassonografia.

Sobre as frases apresentadas, estão corretas as afirmativas

(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) III e IV.

QUESTÃO 4

Descreva a importância do acompanhamento médico durante a gravidez, apontando também os principais cuidados que a gestante deve estar atenta em prol da saúde e bem-estar pessoal e do bebê.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0516) Compreender os sistemas genitais: Masculino e Feminino, suas particularidades, bem como a gravidez e o parto.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.