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Ciências da Natureza – Extinção da fauna e flora

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. Rod6807. Aglaucus3. Wikipedia. Disponível em <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aglaucus3.JPG>. Acesso em 12/04/2024.

EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES

A extinção de espécies é um fenômeno que reflete os distúrbios gerados pelas ações humanas e por processos naturais no ambiente. Estas incluem as mudanças climáticas, erupções vulcânicas, impactos de asteroides e doenças. 

Desde a Revolução Industrial, as atividades humanas tornaram-se as principais causadoras da extinção. A destruição de habitats, através do desmatamento, urbanização e agricultura extensiva, por exemplo; comprometem recursos essenciais como alimentação e abrigo, inviabilizando a vida e a reprodução de indivíduos. A poluição de ecossistemas, seja por resíduos industriais, plásticos ou emissões de gases de efeito estufa; assim como a caça e pesca indiscriminadas e o tráfico, também alteram drasticamente as populações, muitas vezes para além do ponto de recuperação.

A biodiversidade é crucial para a regulação do clima, ciclos de nutrientes e qualidade do ar e água. Estes, chamados de serviços ecossistêmicos, são vitais para a manutenção da vida na Terra. Ela também contribui para o bem-estar psicológico, oferecendo espaços para recreação e conexão com a natureza, essenciais para a saúde mental. Assim, a perda de biodiversidade causada pela extinção tem impactos profundos. 

Como cada espécie desempenha um papel específico em seu habitat, a remoção de uma única espécie pode resultar em um efeito cascata. A extinção de um predador pode, por exemplo, levar ao aumento descontrolado das populações de presas, que por sua vez pode sobrecarregar recursos vegetais locais e alterar a estrutura e composição do habitat. 

Muitas comunidades humanas dependem diretamente dos recursos naturais para sua sobrevivência, tais como alimentos, medicamentos e matéria-prima, obtidos a partir de plantas e animais. A perda desses recursos pode resultar em dificuldades econômicas e de saúde. Além disso, a degradação dos serviços ecossistêmicos aumenta a incidência de doenças respiratórias, alergias, assim como a ocorrência de zoonoses, pela proximidade de diferentes espécies das populações humanas pela perda de hábitats (como o Aedes aegypti, vetor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika). 

São reconhecidas no Brasil mais de 46.447 espécies de plantas e 117.096 de animais. Delas, dez espécies animais são consideradas extintas, sendo cinco localmente e outras cinco mundialmente; e há 1.182 ameaçadas de extinção. Em relação às plantas, há 2.118 em algum risco de extinção.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Categorias IUCN. Canva. Criado em 22/04/2024.

É necessária a adoção de medidas que evitem, ou ao menos “compensem” as pressões humanas sobre o meio ambiente. Isso inclui a criação de áreas protegidas, a implementação de práticas de desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e leis rígidas com efetivo cumprimento. Assim, pode ser possível a restauração dos ecossistemas e a prevenção da extinção de outras espécies pelas ações humanas, garantindo um futuro mais seguro e saudável para os seres vivos.

QUESTÃO 1

“Serviços ecossistêmicos representam os benefícios essenciais que os ecossistemas naturais oferecem à humanidade, como a provisão de recursos alimentares.”

Identifique três serviços ecossistêmicos que podem ser comprometidos pela perda da biodiversidade, explicando de que forma isso ocorreria.

QUESTÃO 2

Observe a representação de uma teia alimentar:

Imagem 3. BLUERINGMEDIA. Food Chain Describes Who Eats Whom in the Wild on White Backgrou⁠. Canva. Download em 22/04/2024.

Suponhamos que a espécie de serpente representada nesse ecossistema entre em declínio, ou seja: sua população diminua bastante. Nesse sentido:

A) O que poderia ocorrer com as populações de suas presas (coruja, roedor e morcego)?

B) O que poderia acontecer com as populações do predador da serpente: o lobo? Explique sua resposta.

QUESTÃO 3

Quando afirmamos que uma espécie está extinta, isso significa que

(A) seus indivíduos correm risco de desaparecerem.
(B) essa espécie não existe mais no país de origem.
(C) não há mais indivíduos dessa espécie no planeta.
(D) só encontramos exemplares vivos em zoológicos.

QUESTÃO 4

Desde a Revolução Industrial, a expansão desenfreada da urbanização, o desmatamento para agricultura, a poluição industrial e a exploração insustentável de recursos naturais têm levado à destruição de habitats e ao declínio de inúmeras espécies de flora e fauna. Essas ações humanas têm comprometido irreversivelmente as populações, destacando a responsabilidade exclusiva do ser humano na crise atual de extinção de espécies.

Sobre a extinção das espécies, analise as frases a seguir:

I. Ocorre por causa naturais.
II. É resultado das ações humanas.
III. Qualquer grupo de seres vivos pode extinguir.
IV. Tem sido minimizada ao longo do tempo.

São corretas

(A) todas as assertivas.
(B) nenhuma das frases.
(C) frases I, II e III.
(D) somente a frase IV.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0506) Analisar as causas de extinção das espécies de fauna e flora e as consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.
ReferênciasBRASIL. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Volume 1, 2018. Disponível em <https://www.gov.br/icmbio/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol1.pdf>. Acesso em 12/04/2024.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt>. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

MARTINELLI, Gustavo; MORAES, Miguel Avila (orgs). Livro Vermelho da Flora do Brasil. Centro Nacional de Conservação da Flora – CNCFLORA. 2013. Disponível em <https://dspace.jbrj.gov.br/jspui/handle/doc/26>. Acesso em 12/04/2024.