You are currently viewing Ciências da Natureza – Energia: “tudo se transforma”?

Ciências da Natureza – Energia: “tudo se transforma”?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O cientista Antoine Laurent Lavoisier afirmava que, “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Tal frase, relacionada à Lei da Conservação das Massas, também se aplica à energia: ela pode se transformar de uma forma para a outra. Em chuveiro elétrico, por exemplo, a energia elétrica se transforma em energia térmica, aquecendo a água. Na TV, a energia elétrica se transforma em energia luminosa e sonora. Já nas usinas hidrelétricas, as águas das barragens colocam em movimento as turbinas, transformando a energia cinética em energia elétrica. Mas.. o que é energia?

Vamos responder algumas questões?

Usina Rochedo. Acervo do quadro A Curiosidade Tá On.

QUESTÃO 1

O primeiro pouso tripulado na Lua ocorreu em 1969, no qual os astronautas estadunidenses Neil Armstrong e Buzz Aldrin puderam descer da nave espacial Apolo 11 ao nosso satélite natural. Para isso, foi essencial a ação do foguete Saturno V, colocando a nave em órbita em torno da Terra e, depois, na rota da Lua. Leia a seguir sobre ele:

Fonte: https://planeta.rio/apollo-11-o-foguete/ (adaptado).

Fonte: https://tinyurl.com/2yfuhjbv (adaptado).

Uma escola municipal da cidade de Goiânia, Goiás, desenvolveu um projeto sobre a  Missão Apollo 11. Houve diversas atividades desenvolvidas pelos estudantes, como a colagem de formas geométricas coloridas para representar o foguete em questão e até mesmo a criação, em 3D, de um protótipo do foguete pelos estudantes da 8ª série. Já a 7ª série realizou diversos cálculos envolvendo proporções, transformações de unidades de medida e até mesmo a possível quantidade de energia desse protótipo, caso pudesse entrar em movimento!

• Qual é a forma de energia relacionada ao foguete Saturno V em movimento?

• Considerando as informações contidas nos textos, referentes à massa e velocidade do foguete no seu primeiro estágio: (I) converta a sua massa de tonelada (ton) para quilômetro (km); (II) converta sua velocidade de km/h para m/s. Atenção! Os dados do foguete original estão em destaque nos textos.
  • Supondo que o protótipo do Saturno V possui a massa e a velocidade convertidas por você no item anterior; calcule qual seria a sua quantidade de energia. Não se esqueça da fórmula, apresentada abaixo, e de inserir a unidade de medida (Joules – J). Caso prefira, utilize calculadora.
  • Quanto aos foguetes feitos a partir das formas geométricas, para cada um deles foram utilizados dois triângulos de mesmo tamanho, dois quadrados com as mesmas medidas e um círculo, conforme demonstrado abaixo. Com base nas informações da imagem, calcule a área total de um foguete de formas geométricas feito pelos estudantes.

QUESTÃO 2

Nas escolas, a energia é essencial para o bom funcionamento institucional. Lâmpadas, computadores e impressoras são alguns equipamentos que requerem o seu uso. O liquidificador também pode ser usado, e sua presença não passa despercebida, já que tal eletrodoméstico emite sons relativamente altos.

• Qual é a forma de energia empregada no enunciado?
  • No caso do liquidificador, essa forma de energia se transforma em quais outras?
  • No uso intenso prolongado do liquidificador, ocorre o aquecimento do aparelho. Qual forma de energia relaciona-se a esse fenômeno?

QUESTÃO 3

Maria Sophia tem bastante habilidade em cuidar dos próprios cabelos e, por esse motivo, resolveu avaliar a possibilidade de trabalhar nesse ramo. Com isso, pesquisou diversas marcas de secadores de cabelos, mas ficou em dúvidas quanto à potência, que variava entre 1000 e 3000 watts.

• Para o objetivo que Maria Sophia possui, é melhor que ela analise modelos com maior ou menor potência elétrica? Por qual motivo?
  • Calcule o consumo de energia elétrica mensal de um secador de 1000 watts e de um de 3000 watts, utilizados diariamente por quatro horas. Lembre-se de que, para fazer esse cálculo, você deve dividir o valor da potência por 1000, multiplicar o resultado pelo tempo, e utilizar como unidade de medida o KWh (quilowatt-hora).
  • Diversos fatores são importantes ao adquirir um eletroeletrônico, tais como a já calculada taxa de consumo, o preço, a potência ou mesmo a tensão elétrica. Qual é a tensão elétrica adotada na cidade em que mora? Caso utilize um aparelho seu em uma localidade em que a tensão é diferente, o que poderia ocorrer? Justifique a sua resposta.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:

SAIBA MAIS

Falar em energia elétrica é também considerar os impactos ambientais e financeiros relacionados a ela. Vamos assistir ao vídeo da professora Mariana Araguaia sobre essa temática?

Canal Mariana Araguaia. “Redução no consumo de energia elétrica”. Disponível em https://youtu.be/svTQn6WMMRk. Acesso em mai. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0703) Identificar os equipamentos residenciais quanto à transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
(EAJACI0704) Relacionar o consumo de energia, tendo como referência a potência e o tempo de uso de alguns equipamentos domésticos.
Matemática(EAJAMA0723) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolva medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.