Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
CONSUMO DE ENERGIA
O cientista Antoine Laurent Lavoisier afirmava que, “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Tal frase, relacionada à Lei da Conservação das Massas, também se aplica à energia: ela pode se transformar de uma forma para a outra. A energia elétrica de um chuveiro, por exemplo, se transforma em energia térmica, aquecendo a água. Na TV, a energia elétrica se transforma em energia luminosa e sonora. Já nas usinas hidrelétricas, as águas das barragens colocam em movimento as turbinas, transformando a energia cinética em energia elétrica. Mas… o que é energia?
Energia é a capacidade de realizar trabalho ou provocar transformações. Isso significa que ela pode ser utilizada para mover objetos, aquecer substâncias, gerar luz, som e muitas outras atividades que envolvem mudanças no estado ou na posição de algo. As transformações de energia, portanto, estão bastante presentes em nossas atividades do dia a dia.
A geração de energia elétrica tem um papel crucial na nossa sociedade, mas também traz consigo uma série de impactos socioambientais. As usinas hidrelétricas, por exemplo, embora sejam fontes renováveis de energia, podem causar o deslocamento de populações, perda de biodiversidade e alterações no ciclo hidrológico. A queima de combustíveis fósseis nas termelétricas, por outro lado, contribui para a poluição do ar, aumento do microclima e também para o aquecimento global. As usinas nucleares, apesar de suas baixas emissões de carbono durante a operação, trazem consigo o desafio do descarte seguro de resíduos radioativos e o risco de acidentes catastróficos, como o ocorrido em Chernobyl.
Diante desses desafios, o consumo consciente e sustentável de energia se torna imperativo. Adotar hábitos inteligentes não só contribui para a conservação ambiental, mas também pode resultar em economia financeira. Equipamentos com alta potência, como chuveiros elétricos e ar-condicionado, consomem mais energia, especialmente se usados por longos períodos. Portanto, reduzir o tempo de uso desses aparelhos ou substituí-los por modelos mais econômicos pode resultar em redução no consumo e na fatura ao final do mês.
É também essencial considerar o nosso comportamento cotidiano e as necessidades reais de uso de cada equipamento. Desligar aparelhos da tomada quando não estão em uso, usar luz natural sempre que possível, evitar o uso de aparelhos em stand-by, preferir duchas rápidas e utilizar timers para controlar o tempo de uso de eletrodomésticos, além de optar por eletrodomésticos com selo de eficiência energética; são algumas ações práticas que podem ser adotadas. Além disso, substituir lâmpadas incandescentes por LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade e adotar tecnologias como sensores de presença para iluminação e sistemas de aquecimento solar, também são estratégias eficazes para economizar energia.
Portanto, podemos concluir que investimentos em educação e conscientização sobre o uso eficiente de energia, além de incentivar práticas de consumo consciente, geram redução de custos e são passos decisivos para um futuro equilibrado e sustentável.
QUESTÃO 1
Nas escolas, a energia é essencial para o bom funcionamento institucional. Lâmpadas, computadores e impressoras são alguns equipamentos que requerem o seu uso. O liquidificador também pode ser usado, e sua presença não passa despercebida, já que tal eletrodoméstico emite sons relativamente altos.
A forma de energia empregada no enunciado é a ____________________. No caso do liquidificador, essa forma de energia se transforma em energia ____________________, ____________________ e até mesmo ____________________.
Podemos substituir as linhas do parágrafo acima nas seguintes palavras, respectivamente:
(A) elétrica, mecânica, sonora e térmica.
(B) elétrica, sonora, mecânica e térmica.
(C) sonora, elétrica, térmica e mecânica.
(D) sonora, mecânica, térmica e elétrica.
QUESTÃO 2
Maria Sophia tem bastante habilidade em cuidar dos próprios cabelos e, por esse motivo, resolveu avaliar a possibilidade de trabalhar nesse ramo. Com isso, pesquisou diversas marcas de secadores de cabelos, mas ficou em dúvidas quanto à potência, que variava entre 1000 e 3000 watts.
A) Para o objetivo que Maria Sophia possui, é melhor que ela analise modelos com maior ou menor potência elétrica? Por qual motivo?
B) Caso o principal objetivo de Maria Sophia fosse a economia na conta de energia, seria mais adequado optar por um secador de 1000 ou de 3000 watts? Justifique a sua resposta.
QUESTÃO 3
Uma característica das lâmpadas LED em comparação com as incandescentes é que
(A) consomem mais energia.
(B) têm menor durabilidade.
(C) consomem menos energia.
(D) produzem menos luz.
QUESTÃO 4
Um significativo impacto socioambiental associado às usinas hidrelétricas é o/a
(A) emissão de gases de efeito estufa.
(B) descarte de resíduos radioativos.
(C) risco de vazamentos de óleo.
(D) deslocamento de populações.
QUESTÃO 5
Diversos fatores são importantes ao adquirir um eletroeletrônico, tais como a taxa de consumo, o preço, a potência ou mesmo a tensão elétrica. Qual é a tensão elétrica adotada na cidade em que mora: 110 ou 120 volts (V)? Caso utilize um aparelho seu em uma localidade em que a tensão é diferente, o que poderia ocorrer? Justifique a sua resposta.
SAIBA MAIS
Falar em energia elétrica é também considerar os impactos ambientais e financeiros relacionados a ela. Vamos assistir ao vídeo da professora Mariana Araguaia sobre essa temática?
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0522) Analisar e problematizar o consumo de eletricidade e propor hábitos e ações sustentáveis. (EAJACI0703) Identificar os equipamentos residenciais quanto à transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EAJACI0704) Relacionar o consumo de energia, tendo como referência a potência e o tempo de uso de alguns equipamentos domésticos. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>>. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |