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Ciências da Natureza – DNA: ESTRUTURA E FUNÇÃO NA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos educandos da  8ª Série da Eaja.

Você já parou para pensar como as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes? Não?! Esse fenômeno está ligado ao material genético que é transmitido de geração em geração. Para compreender questões como a hereditariedade, é preciso falar sobre material genético. Assim, na aula de hoje, o DNA, especificamente sua estrutura e função, constitui a nossa temática de reflexão.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DNA: ESTRUTURA E FUNÇÃO NA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS

8ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 5 – DNA

Na videoaula acima, aprendemos que o DNA, ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico que está ligado à transmissão de informações genéticas da maioria dos seres vivos. Entendemos que a molécula de DNA é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a estrutura de uma dupla hélice. Ressaltamos que em organismos eucarióticos o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e no cloroplasto, já em organismos procarióticos está disperso no citoplasma (nucleoide).

Compreendemos que o DNA é composto por nucleotídeos, que por sua vez, possuem três partes: uma pentose (açúcar formado por cinco carbonos); uma base nitrogenada (bases purínicas – adenina e guanina; bases pirimidínicas – timina, citosina e uracila) e um ou mais grupos de fosfato.

Apreendemos ainda que o DNA é responsável por armazenar e transmitir as informações genéticas, bem como funciona como um molde para a síntese do RNA.

Pontuamos que a estrutura do DNA foi elucidada através de um conjunto de estudos de diferentes cientistas, que não mediram esforços para compreender o processo de transmissão das informações genéticas.

ATIVIDADE 1

Qual a relação da transmissão das características dos pais aos seus descendentes, a Hereditariedade, com a molécula de DNA?

ATIVIDADE 2

Como forma de relembrar e fixar a estrutura do DNA, produza um esquema (desenho) da molécula, evidenciando todos os componentes.

ATIVIDADE 3

Leia os textos abaixo:

TEXTO 1: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/04/quem-foi-rosalind-franklin-quimica-que-descobriu-estrutura-do-dna.html

TEXTO 2: https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-rosalind-franklin-a-injusticada-mae-do-dna-78101/

Mediante as informações disponíveis nos textos produza um texto se posicionando acerca do papel das mulheres na ciência. Como base para essa produção, apresentamos algumas questões: Rosalind Franklin foi devidamente reconhecida por seu trabalho no processo de elucidação da dupla hélice do DNA? Por que as mulheres cientistas possuem, muitas vezes, sua notoriedade questionada na sociedade? E ainda, o que podemos fazer, enquanto sociedade, para superar as barreiras de gênero que ainda rondam a produção do conhecimento no Brasil?

Bons estudos!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoMESQUITA, N. A. S.; OLIVEIRA-NETO, J. F.; OLIVEIRA, A. P.; MORAES, C. L. B. A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 27, p. 598-616, 2017. 
WATSON, J. D. A dupla hélice: como descobri a estrutura do DNA. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0813) Conhecer a estrutura do DNA e descrever sua função na transmissão de características hereditárias.
Língua Portuguesa(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.