You are currently viewing Ciências da Natureza – Como os avanços científicos modificaram a vida humana?

Ciências da Natureza – Como os avanços científicos modificaram a vida humana?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fazemos parte da natureza e, dela, é também de onde retiramos matéria-prima para as diversas atividades que exercemos no dia a dia, facilitando a nossa vida. A retirada indiscriminada de matéria-prima, os processos industriais para a produção de produtos sintéticos e também o descarte desses materiais são pontos que merecem a nossa atenção, pois podem gerar consequências socioambientais significativas.

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

No nosso cotidiano, lidamos com materiais de origem natural e aqueles que são sintéticos. Nesse sentido, classifique cada um dos exemplos abaixo em natural ou sintético:

MADEIRA – PETRÓLEO – AREIA – VIDRO – PLÁSTICO – MADEIRA

NaturalSintético

QUESTÃO 2

O petróleo é uma importante matéria-prima de produtos sintéticos. Leia sobre ele:

Fonte: https://www.minasjr.com.br/teoria-da-formacao-do-petroleo-pela-materia-abiotica/

A) Cite três componentes derivados do petróleo, a partir da destilação.

B) Apesar de ser matéria-prima de muitos materiais que utilizamos no dia a dia, o uso de derivados do petróleo merece a nossa atenção por dois motivos principais. Quais são eles, e por que devemos fazer essa reflexão?

QUESTÃO 3

Você já ouviu falar sobre a penicilina? O primeiro antibiótico, desenvolvido em especial para o tratamento de soldados feridos, foi um dos grandes avanços da ciência e tecnologia em relação à saúde pública. Leia sobre a sua história:

Na atualidade, muitos outros antibióticos foram desenvolvidos, também fazendo parte do cotidiano de hospitais, prontos-socorros e nossas residências – claro, sob supervisão profissional.

A) O primeiro paciente humano tratado com a penicilina, em 1940, recebeu um material de origem natural ou sintético? Argumente.

B) Os antibióticos atuais são naturais ou sintéticos? Explique.

QUESTÃO 4

Você faz ou já fez uso de algum medicamento, mesmo que natural, sem orientação profissional? O texto a seguir aborda sobre esse tema. Leia com atenção.

A) Você se automedica? E seus colegas de sala? Com auxílio do professor de Ciências, façam esse levantamento. Depois, represente graficamente e em forma de fração essas proporções.

B) Quais são os motivos que levam as pessoas a se medicar sem orientação médica? E quais são os riscos?

C) Você sabia que medicamentos podem poluir as águas dos lençóis freáticos e rios? Anticoncepcionais, por exemplo, têm afetado o comportamento sexual de peixes; e há estudos que apontam que ansiolíticos e antidepressivos diluídos na água alteram o comportamento de animais de diferentes espécies. “Um quilo de medicamento descartado no meio ambiente tem o potencial de poluir 450 mil litros de água”, segundo afirma Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil em entrevista para a Veja Saúde. Qual tipo de destinação deve ser dada aos medicamentos vencidos? Qual é o tipo de tratamento desse resíduo? Em duplas, pesquisem e discutam sobre o que pode ser feito a respeito desse problema socioambiental para que tais impactos não existam ou sejam reduzidos, apontando quais iniciativas podem ser adotadas por cada um enquanto indivíduo e quais devem ser consideradas enquanto reivindicações sociais.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:

SAIBA MAIS

Os avanços científicos e tecnológicos modificaram a vida humana substancialmente – assim como o nosso planeta. Um desses pontos refere-se aos resíduos gerados. O vídeo da professora Mariana Araguaia aborda esse tema. Que tal assisti-lo?

Canal SME Goiânia. GERPRO – Educação Ambiental em Rede – Para onde vão os resíduos? Disponível em <https://youtu.be/exxvOGY1ROE>. Acesso em nov. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EJACI0408) Relacionar a produção de medicamentos e diversos materiais de uso cotidiano nos impactos socioambientais e na perspectiva sustentável.
Matemática(EAJAMA0520) Identificar as frações que podem ou não ser escritas na forma de fração centesimal (porcentagem) utilizando a equivalência entre frações.
Língua Portuguesa(EAJALP0539) Debater temas relacionados à reivindicação social.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.