Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Fazemos parte da natureza e, dela, é também de onde retiramos matéria-prima para as diversas atividades que exercemos no dia a dia, facilitando a nossa vida. A retirada indiscriminada de matéria-prima, os processos industriais para a produção de produtos sintéticos e também o descarte desses materiais são pontos que merecem a nossa atenção, pois podem gerar consequências socioambientais significativas.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
No nosso cotidiano, lidamos com materiais de origem natural e aqueles que são sintéticos. Nesse sentido, classifique cada um dos exemplos abaixo em natural ou sintético:
MADEIRA – PETRÓLEO – AREIA – VIDRO – PLÁSTICO – MADEIRA
Natural | Sintético |
QUESTÃO 2
O petróleo é uma importante matéria-prima de produtos sintéticos. Leia sobre ele:
A) Cite três componentes derivados do petróleo, a partir da destilação.
B) Apesar de ser matéria-prima de muitos materiais que utilizamos no dia a dia, o uso de derivados do petróleo merece a nossa atenção por dois motivos principais. Quais são eles, e por que devemos fazer essa reflexão?
QUESTÃO 3
Você já ouviu falar sobre a penicilina? O primeiro antibiótico, desenvolvido em especial para o tratamento de soldados feridos, foi um dos grandes avanços da ciência e tecnologia em relação à saúde pública. Leia sobre a sua história:
Na atualidade, muitos outros antibióticos foram desenvolvidos, também fazendo parte do cotidiano de hospitais, prontos-socorros e nossas residências – claro, sob supervisão profissional.
A) O primeiro paciente humano tratado com a penicilina, em 1940, recebeu um material de origem natural ou sintético? Argumente.
B) Os antibióticos atuais são naturais ou sintéticos? Explique.
QUESTÃO 4
Você faz ou já fez uso de algum medicamento, mesmo que natural, sem orientação profissional? O texto a seguir aborda sobre esse tema. Leia com atenção.
A) Você se automedica? E seus colegas de sala? Com auxílio do professor de Ciências, façam esse levantamento. Depois, represente graficamente e em forma de fração essas proporções.
B) Quais são os motivos que levam as pessoas a se medicar sem orientação médica? E quais são os riscos?
C) Você sabia que medicamentos podem poluir as águas dos lençóis freáticos e rios? Anticoncepcionais, por exemplo, têm afetado o comportamento sexual de peixes; e há estudos que apontam que ansiolíticos e antidepressivos diluídos na água alteram o comportamento de animais de diferentes espécies. “Um quilo de medicamento descartado no meio ambiente tem o potencial de poluir 450 mil litros de água”, segundo afirma Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil em entrevista para a Veja Saúde. Qual tipo de destinação deve ser dada aos medicamentos vencidos? Qual é o tipo de tratamento desse resíduo? Em duplas, pesquisem e discutam sobre o que pode ser feito a respeito desse problema socioambiental para que tais impactos não existam ou sejam reduzidos, apontando quais iniciativas podem ser adotadas por cada um enquanto indivíduo e quais devem ser consideradas enquanto reivindicações sociais.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-eja-5a-serie/
SAIBA MAIS
Os avanços científicos e tecnológicos modificaram a vida humana substancialmente – assim como o nosso planeta. Um desses pontos refere-se aos resíduos gerados. O vídeo da professora Mariana Araguaia aborda esse tema. Que tal assisti-lo?
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EJACI0408) Relacionar a produção de medicamentos e diversos materiais de uso cotidiano nos impactos socioambientais e na perspectiva sustentável. |
Matemática | (EAJAMA0520) Identificar as frações que podem ou não ser escritas na forma de fração centesimal (porcentagem) utilizando a equivalência entre frações. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0539) Debater temas relacionados à reivindicação social. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |