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Ciências da Natureza – Sistema locomotor e acessibilidade

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


CC0 Domínio público. Mobilidade. PxHere. Disponível em <https://pxhere.com/pt/photo/886295>. Acesso em 20/09/2023.

SISTEMA LOCOMOTOR E ACESSIBILIDADE

O corpo humano desempenha suas funções de forma integrada. Um exemplo clássico dessa relação entre as estruturas é o sistema locomotor, em que ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações e elementos do sistema nervoso atuam em conjunto e propiciam movimentos. Compreender as estruturas do sistema locomotor e nervoso, suas funções, bem como sua importância para o funcionamento do corpo humano é fundamental para apreciar a complexidade e a eficiência do organismo humano.

O sistema locomotor é o alicerce do nosso corpo. Adultos possuem um total de 206 ossos, mas as crianças têm ossos a mais, principalmente no crânio, facilitando a passagem pelo canal vaginal no momento do nascimento: é a fontanela, popularmente chamada de moleira.

As articulações desempenham um papel crucial. Elas não apenas conectam os ossos, mas também permitem o movimento entre eles. A presença de cartilagem nas extremidades das articulações móveis ajuda a reduzir o atrito e a absorver impactos, tornando os movimentos suaves e sem dor.

A interação entre o sistema locomotor e o sistema nervoso é o que nos permite realizar movimentos coordenados. Os músculos, quando estimulados pelo sistema nervoso, contraem-se e puxam os ossos, gerando movimento. Essa colaboração entre músculos, ossos e o sistema nervoso é essencial para atividades cotidianas, desde caminhar até tarefas mais complexas.

Contudo, a acessibilidade urbana e a inclusão social também são aspectos cruciais a serem considerados. A relação do indivíduo com o meio nem sempre é direta e igualitária. É aí que entra a importância da Lei nº 10.098, que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade. Ela visa garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham igualdade de condições na sociedade. Pessoas com deficiência enfrentam barreiras físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais que podem obstruir sua participação plena na sociedade. Sobre pessoas que sofreram lesões medulares, é crucial lembrar que a coluna vertebral é uma parte vital do sistema locomotor, protegendo o a medula espinal. Quanto mais alta a lesão, mais grave tende a ser o quadro do paciente. Isso ocorre porque ela é responsável por transmitir os sinais nervosos do cérebro para o restante do corpo. Lesões na região cervical, próxima ao pescoço, podem afetar uma ampla variedade de funções, incluindo movimentos dos membros superiores e inferiores, bem como funções autônomas, como respiração e controle da bexiga.

QUESTÃO 1

O esqueleto de um ser humano adulto é formado por 206 ossos, além de cartilagens, ligamentos e tendões. Sobre esse tema, analise as seguintes frases:

I. crianças têm ossos a mais em relação aos adultos, especialmente no crânio.
II. articulações são estruturas que ficam na parte final de cada osso.
III. há articulações que permitem o movimento entre ossos.
IV. na extremidade das articulações móveis há cartilagem.

Podemos afirmar que os itens corretos são

(A) I, II e III.
(B) II, III e IV.
(C) I, III e IV.
(D) todos.

QUESTÃO 2

Ossos e músculos, muitas vezes, atuam em conjunto, propiciando determinados movimentos do corpo. Chamamos de (I) os itens do sistema locomotor que permitem a conexão entre ossos. Estes se prendem aos músculos por meio de estruturas chamadas (II). Finalmente, chamamos de (III) as regiões que permitem a integração entre partes dos sistemas corporais e o sistema nervoso.

É possível substituir corretamente os números I, II e II por, respectivamente

(A) articulações, tendões e nervos.
(B) articulações, nervos e tendões.
(C) tendões, articulações e nervos.
(D) nervos, tendões e articulações.

QUESTÃO 3

A Lei nº 10.098, de 19/12/2000, “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade”, contemplando pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Pessoa com deficiência: aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Pessoa com mobilidade reduzida: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.

Lei nº 10.098, de 19/12/2000.

A seguir, são apresentados alguns símbolos de acessibilidade. A que cada um se refere?

A)

_________________________________________________

B)

_________________________________________________

C)

_________________________________________________

D)

_________________________________________________

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015. 148p. Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/ABNT%209050%202015.pdf. Acesso em 20/09/2023.

QUESTÃO 4

Segundo a Lei nº 7.405, 12/11/1985, que “torna obrigatória a colocação do Símbolo Internacional de Acesso em todos os locais e serviços que permitam sua utilização por pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências”, “só é permitida a colocação do Símbolo Internacional de Acesso na identificação de serviços cujo uso seja comprovadamente adequado às pessoas portadoras de deficiência. Nesse sentido, reflita e responda: um ou mais desses símbolos se aplicariam à realidade da Unidade Educacional na qual você estuda? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 5

De acordo com o que você estudou sobre as lesões medulares, responda em seu caderno:

A) Qual estrutura do sistema locomotor protege a medula espinal?

B) Por que quanto mais alta a lesão, mais grave tende a ser o quadro do paciente?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-eja-5a-serie/


SAIBA MAIS

No vídeo abaixo, a professora Mariana Araguaia apresenta os pontos em comum, características e funcionalidades dos auxiliares de marcha: o andador, a muleta e a bengala. Vamos conhecer e identificar no que se diferenciam?

Canal Mariana Araguaia. “Auxiliares de marcha”. Disponível em <https://youtu.be/svTQn6WMMRk>. Acesso em jun. 2022.
AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0415) Compreender as estruturas do sistema locomotor e nervoso, suas funções, bem como sua importância para o funcionamento do corpo humano.
(EJACI0419) Discutir a necessidade de acessibilidade urbana e inclusão social, tendo em vista a relação do indivíduo com o meio.
ReferênciasAtitude CRAFT. Ligamento x tendão: diferenças, lesões mais comuns e tratamento. Disponível em <https://atitudesp.com.br/blog/ligamento-x-tendao-diferencas-lesoes-mais-comuns-e-tratamento>. Acesso em jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 7.405, de 12/11/1985. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1980-1988/l7405.htm>. Acesso em jun. 2022.

______. Lei nº 10.098, de 19/12/2000. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em jun. 2022.

______. Lei nº 13.146, de 06/07/2015.Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em jun. 2022.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GLISOI, Soraia Fernandes das Neves et al. Dispositivos Auxiliares de Marcha: orientação quanto ao uso, adequação e prevenção de quedas em idosos. Disponível em <https://cdn.publisher.gn1.link/ggaging.com/pdf/v6n3a06.pdf>. Acesso em jun. 2022.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <http://www.institutodecegosdabahia.org.br/noticias/voce-conhece-os-tipos-de-bengalas>. Acesso em jun. 2022.

PLANÍCIE. Andador, Muleta e Bengala: saiba quando usar cada um dos auxiliares de marcha. Disponível em <https://planicie.com.br/blog/andador-muleta-e-bengala-saiba-quando-usar-cada-um-deles>. Acesso em jun. 2022.

PONTES, Aleksandro Bandeira. Cadeira de Rodas e Dispositivos Auxiliares de Marcha. Disponível em <https://centroortopedico.com.br/wp-content/uploads/Dispositivos-auxiliares-de-marcha.pdf>. Acesso em jun. 2022.