You are currently viewing Ciências da Natureza – CERRADO: FAUNA E FLORA EM EXTINÇÃO

Ciências da Natureza – CERRADO: FAUNA E FLORA EM EXTINÇÃO

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eaja.

A extinção é um fenômeno que chama a atenção de todos! Quem nunca ficou intrigado com a extinção dos dinossauros?! Assim, como forma de esclarecermos o que é esse fenômeno e entrelaçá-lo à perda da biodiversidade do Cerrado brasileiro que a videoaula de hoje se institui. Vamos nessa?!

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CERRADO: FAUNA E FLORA EM EXTINÇÃO

7ª série – Eja – Ciências da Natureza – Aula 14 – CERRADO: FAUNA E FLORA EM EXTINÇÃO

Na videoaula de hoje, aprendemos que a extinção constitui no desaparecimento por completo dos indivíduos de uma espécie. Os cientistas acreditam que ela ocorre, em suma, por duas causas: 

1) Eventos naturais de grandes proporções, como o vulcanismo, a queda de meteoros e o processo de seleção natural. A seleção natural é um fenômeno proposto pelos cientistas Charles Darwin (1809-1882) e Alfred Wallace (1823-1913), que implica na sobrevivência de parte da população. Portanto, configura um mecanismo evolutivo imbricado à sobrevivência e reprodução diferencial (variabilidade genética) dos indivíduos de uma espécie (população).

2) Eventos artificiais, sobretudo devido à forma como a humanidade ao longo de sua história interagiu com o mundo natural. Podemos citar, a exemplo, o processo de desmatamento acelerado para expansão de cidades e fronteiras agrícolas no Cerrado brasileiro que tem resultado na extinção de espécies.

Identificamos que no Cerrado são mais de mil espécies ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, podemos citar a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a anta e o tatu-canastra. No caso da flora são infinitas espécies, as quais nem mesmo, devido ao endemismo, chegaram a ser conhecidas. 

ATIVIDADE 1

Que tal usar e abusar da sua criatividade?!? Produza um conto, em primeira ou terceira pessoa, que tenha como temática geral a extinção dos dinossauros. Dessa forma, retome ao conceito de extinção, bem como suas possíveis causas. Uma nova pesquisa sobre as teorias acerca da extinção dos dinossauros enriquecerá sua história! Bom trabalho!

LEMBRE-SE! Em síntese, o conto é um texto curto em que um narrador conta uma história desenvolvida em torno de uma situação que dá origem aos acontecimentos de uma narrativa. Em geral, há poucos personagens e poucos locais, até porque a história é breve, o que dificulta a presença de muitos lugares e personagens diferentes. Sua estrutura costuma ser composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho. É importante ressaltar que nem todos os contos possuem um desfecho fechado, com a resolução da situação – como o conto de fadas e o “felizes para sempre”. Alguns terminam com algum elemento surpresa e sem explicação ou resolução. O tempo do conto costuma ser marcado, isto é, pode-se saber em que momento a história acontece. Esse tempo pode ser cronológico (quando as coisas acontecem numa sequência normal, de horas, dias, anos) ou psicológico (quando as coisas não acontecem em outra sequência, mas de acordo com a imaginação do narrador ou de um personagem). Assim como o tempo, o enredo pode não ser linear. Essa possibilidade e tantas outras, associa-se ao estilo de quem escreve. O narrador do conto pode ser personagem, observador, onisciente… não há limitações para essas vozes que organizam a narrativa.


Referencial BibliográficoMARTINELLI, G.; MESSINA, T. SANTOS-FILHO, L. Livro vermelho da flora do Brasil: plantas raras do cerrado. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro: CNCFlora, 2014.
OLIVEIRA, J. A.; VERDI, M.; MARTINS, E.; MARTINELLI, G. Flora ameaçada do cerrado mineiro: guia de campo. Rio de Janeiro: CNCFlora; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2015.
Revista Galileu. Dinossauros já estavam em declínio antes da extinção por asteroide. 2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0721) Identificar características peculiares do clima do Cerrado e descrever sua influência nos seres vivos e nas atividades humanas.
Língua Portuguesa(EAJALP0638) Redigir contos em primeira e em terceira pessoas.