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Ciências da Natureza: CAMADA DE OZÔNIO

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7ª Série – foi veiculada na TV no dia 01/04/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Cotidianamente, em diferentes meios de comunicação, você já se deparou com o termo “camada de ozônio”? Esse termo geralmente aparece quando é noticiado algo sobre poluição atmosférica e emissão de gases poluentes. Mas, afinal, você sabe o que é a camada de ozônio? Conhece sua importância para a manutenção da vida no nosso planeta? Não? Calma, nesta videoaula de hoje você irá tirar todas suas dúvidas. Se liga aí!

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:  CAMADA DE OZÔNIO

Eaja – Ciências da Natureza – 7ª Série – Aula1 – Camada de Ozônio

Nesta videoaula acima, aprendemos que a camada de ozônio é composta pelo gás ozônio, e se encontra entre 20 e 35 km de altitude na estratosfera, que é a segunda camada da atmosfera, localizada entre a troposfera e a mesosfera. Entendemos que sua existência auxilia na manutenção da vida no planeta Terra, pois atua filtrando e impedindo a passagem dos raios ultravioletas oriundos do sol para a superfície terrestre.

Estudamos que, de acordo com dados científicos, a camada de ozônio consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas, impedindo que o planeta se aqueça mais, não desenvolvendo o efeito estufa e o aquecimento global, além de evitar efeitos nocivos para a saúde humana, como dano à visão e o desenvolvimento do câncer de pele.

Evidenciamos que, infelizmente, a camada de ozônio vem sendo destruída, e uma das causas dessa destruição é a  emissão de gases como o CFC (gás encontrado em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e outros) e do brometo de metila, empregado na agricultura para o tratamento do solo.

Pontuamos que devido a este cenário de destruição, a redução da camada de ozônio é uma questão levantada pela comunidade científica internacional desde 1970, onde, desde então, diversos países, têm buscado medidas para modificar esse quadro, como o Brasil, que definiu que até o ano de 2007 eliminaria o consumo de CFC e brometo de metila.

ATIVIDADE 1

Leia abaixo o trecho da reportagem da Agência Brasil publicada em 26 de setembro de 2019:

Disponível em : <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-07/brasil-reduz-consumo-de-hcfcs-em-375-quase-meta-prevista-para-202>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.

ATIVIDADE 2

Baseado em tudo que aprendeu nessa atividade e em pesquisas que possa realizar, caso ache necessário, escreva um artigo de opinião, que é um texto que defende o seu ponto de vista, por meio de argumentos. Você escreverá sobre a necessidade de se criar políticas públicas que possam contribuir para a proteção da camada de ozônio. Seu artigo de opinião deverá conter 3 partes:

  • Introdução com tese: um ou dois parágrafos contendo a apresentação do assunto abordado e o seu ponto de vista da temática;
  • Desenvolvimento com argumentação: argumentos que respaldam seu ponto de vista.
  • Conclusão: apresentar uma síntese do desenvolvimento e reiterar seu ponto de vista, agora comprovada por argumentos.

Esperamos que a atividade tenha sido proveitosa e que você se encontre muito curioso para desbravar o mundo da Ciência, afinal aprender Ciências da Natureza é conhecer sobre a nossa própria vida. Até a próxima!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoROCHA-FILHO, R. C. Camada de ozônio dá Nobel. Química Nova na Escola, n. 02, 1995.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0602) Reconhecer a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida no planeta.
Língua Portuguesa(EAJALP0667) Analisar a estrutura de textos do gênero jornalístico: artigo de opinião, editorial, entre outros.