You are currently viewing Ciências da Natureza – ÁTOMO: CONCEITO E HISTÓRIA

Ciências da Natureza – ÁTOMO: CONCEITO E HISTÓRIA

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  8ª SÉRIE da Eaja.

Na aula de hoje vamos dialogar sobre o átomo, com vista à reconhecer a importância do conhecimento histórico sobre a evolução dos modelos atômicos para o desenvolvimento da ciência. Vamos nessa?!?

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ÁTOMO: CONCEITO E HISTÓRIA

8ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 12 – ÁTOMO: CONCEITO E HISTÓRIA

Na videoaula de hoje aprendemos que os filósofos gregos acreditavam que tudo o que havia no mundo natural era constituído por quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Assim, expoente dessas ideias, Empédocles afirmava que através da junção desses elementos seria possível a constituição de todos os tipos de materiais.

Identificamos que nem todos os filósofos desse tempo manifestavam essa explicação sobre a natureza da matéria. Leucipo e Demócrito, constituintes da filosofia atômica, argumentavam que a matéria era constituída de pequenas partículas, o que denominaram de átomos. Esses filósofos concebiam que toda a natureza era constituída por átomos e vácuo, sendo os primeiros partículas muito pequenas e idênticas em relação à composição, porém com tamanho e forma distinto.

Entendemos que a partir das proposições de Demócrito, no ano de 1808, o importante cientista inglês John Dalton estabelece uma nova teoria para explicar a origem da matéria. Para ele, toda matéria seria formada por pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis: os átomos. A teoria atômica de Dalton constituiu-se importante passo para a ciência apreender a natureza da matéria, possibilitando que outros cientistas conseguissem ampliar e propor novas teorias e modelos, o que leva na contemporaneidade a falarmos da manipulação da matéria.

ATIVIDADE 1

Leia o texto “O mundo é feito de átomos” da revista Ciência Hoje, disponibilizado no link abaixo:

Ciência Hoje | O mundo é feito de átomos (cienciahoje.org.br)

Através das reflexões da videoaula e leitura do texto acima, elabore um vídeo para divulgação científica, apresentando os conceitos centrais da nossa aula. Sua produção será divulgada nas suas redes sociais e nas da escola, com o objetivo de difusão do conhecimento científico e ampliação das reflexões com sujeitos sociais de outros campos do saber. Pesquise diferentes vídeos na internet para servirem como inspiração para sua própria criação. Afinal, você será o protagonista da produção do seu vídeo, participando de todas as etapas, desde a concepção da ideia até a edição das gravações. Para gravar, você pode utilizar tablete, câmera digital, filmadora, computador ou seu celular. Para iniciar o projeto, decida a forma que quer explorar o conteúdo no vídeo, que tipo de vídeo irá produzir, qual a mensagem que deseja transmitir e produza um roteiro, para guiá-lo. Bom trabalho!

ATIVIDADE 2

Leia abaixo o fragmento escrito pelo filósofo grego Platão:

Antes da geração do céu, teremos que rever a natureza do fogo, do ar, da água e da terra. Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.”
PLATÃO, Timeu (c. 360 a.C.).

Agora é hora de elaborar um artigo de opinião acerca da constituição da matéria. Você concorda com os postulados de filósofos gregos como Platão? Na construção do seu artigo de opinião apresente elementos que refutam ou se aproximam dos postulados de filósofos gregos. Escreva seu texto defendendo sua posição e sustentando-a com argumentos.

LEMBRE-SE! O artigo de opinião configura um gênero literário argumentativo típico de jornais, revistas e blogs, o que torna necessário uma linguagem clara e objetiva.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoGREENBERG, A. Uma breve história da química. São Paulo: Blucher, 2010.
USBERCO, J.; MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
OECHSLER, Vanessa, FONTES, Bárbara Cunha, BORBA, Marcelo de Carvalho. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. (Belo Horizonte, online) [online]. 2017, vol.2, n.2. ISSN 2526-1126. http://pensaraeducacao.com.br/rbeducacaobasica/wp-content/uploads/sites/5/2019/03/10-Vanessa-Oechsler-Etapas-da-produção-de-vídeos-por-alunos-da-educação-básica.pdf

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0801) Reconhecer a importância do conhecimento histórico sobre a evolução dos modelos atômicos, para o desenvolvimento da ciência. 
(EAJACI0802) Descrever a estrutura do átomo, bem como suas características.
Língua Portuguesa(EAJALP0734) Elaborar vídeos de diferentes tipos divulgando conhecimentos científicos e resultados de pesquisas.
(EAJALP0724) Planejar e produzir textos de diferentes gêneros jornalísticos, tais como: artigo de opinião, campanha publicitária, reportagem, entre outros.