You are currently viewing Ciências da Natureza – Sexualidade humana

Ciências da Natureza – Sexualidade humana

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. NAÏRI. Lovely Elderly Couple Dancing. Canva. Download em 19/02/2024.

SEXUALIDADE HUMANA

Frequentemente, a sexualidade é compreendida apenas como sinônimo de relações sexuais. Entretanto, essa visão limitada não abrange toda a complexidade desse tema. 

Ela vai muito além do contato íntimo, envolvendo diversas dimensões que influenciam nossa identidade e experiência pessoal, estando presente desde o nascimento de um ser humano, acompanhando durante toda a vida. Ela é construída a partir das nossas vivências, cultura, geração, enfim.

Uma das dimensões de sexualidade é o sexo biológico, que se refere às características físicas e fisiológicas que diferenciam o corpo masculino do corpo feminino. Outro aspecto é a orientação afetiva e sexual, que diz respeito aos padrões de atração emocional, romântica e sexual de uma pessoa em relação à outra. Além disso, temos a identidade de gênero,relacionada à percepção interna e profunda que uma pessoa tem sobre seu próprio gênero, ou seja: se ela se identifica como homem, mulher, ambos, nenhum ou qualquer outra identidade de gênero. Quanto à expressão de gênero, ela está relacionada à forma como uma pessoa se apresenta socialmente em termos de masculinidade, feminilidade ou outras identidades de gênero. 

Sobre os métodos contraceptivos, eles têm como objetivo primeiro a prevenção da gravidez não planejada. Existem diversas opções disponíveis, cada uma com suas características e indicações específicas. 

Os métodos comportamentais, como a tabelinha e o coito interrompido, tendem a ser menos eficazes, embora possam ser alternativas em combinação com outros métodos, como o hormonal. É o caso da pílula anticoncepcional, anel vaginal, alguns tipos de dispositivos intrauterinos (DIUs), etc.

Há DIUs que não são hormonais, sendo geralmente de cobre ou prata. Tanto eles quanto o diafragma e o preservativo (masculino e feminino) são métodos de barreira, que visam inviabilizar o encontro entre a célula reprodutiva masculina (espermatozoide) com a feminina (ovócito).

O preservativo é também chamado de camisinha. Há preservativos masculinos e femininos. Ambos são altamente eficazes na prevenção tanto da gravidez quanto das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a síndrome da imunodeficiência humana (AIDS), sífilis e gonorreia.

Finalmente, temos os métodos cirúrgicos. Eles são indicados em situações em que a mulher ou o homem não pretende mais ter filhos, já que nem sempre é possível reverter a cirurgia. Tratam-se da laqueadura e da vasectomia, respectivamente.

Conhecer sobre esse tema é importante para que possamos compreender, respeitar e cuidar bem de nós mesmos e daquelas pessoas nas quais nos relacionamos.

QUESTÃO 1

A respeito das dimensões da sexualidade humana, é verdadeiro afirmar que

(A) sexo biológico e orientação sexual são expressões sinônimas.

(B) intersexuais são pessoas que nasceram com órgãos sexuais ambíguos.

(C) em relação à expressão de gênero, só há dois tipos: masculino e feminino.

(D) pessoas transgêneras podem ter diferentes orientações afetivas.

QUESTÃO 2

Analise cada método contraceptivo indicado a seguir enquanto um método de barreira, comportamental, cirúrgico ou hormonal:

Coito interrompido;
Diafragma;
DIU de cobre ou de prata;
Laqueadura;
Pílula anticoncepcional;
Preservativo feminino e masculino;
Tabelinha;
Vasectomia.

É possível afirmar corretamente que

(A) são métodos de barreira o coito interrompido e o diafragma.

(B) a pílula anticoncepcional e a tabelinha são métodos hormonais.

(C) ambos os preservativos e o DIU são métodos comportamentais.

(D) a laqueadura e a vasectomia são métodos cirúrgicos.

QUESTÃO 3

Em uma escola da rede Municipal de Ensino, na cidade de Goiânia, a professora do sexto período afirmou que, de todos os métodos contraceptivos, o preservativo (também chamado de “camisinha”) talvez seja o mais importante, por não prevenir somente a gravidez. Explique por que o uso da camisinha é importante mesmo entre pessoas que têm uma relação estável, baseada na fidelidade conjugal e cuja gravidez não é um problema.

QUESTÃO 4

Você já ouviu falar em carga mental? Leia o texto abaixo sobre o tema:

A carga mental feminina é o peso extra de responsabilidades e preocupações que muitas mulheres têm em suas vidas diárias, como cuidar da casa, da família e do trabalho. Isso pode causar muito cansaço, tanto físico quanto emocional. Geralmente acontece porque a sociedade espera que as mulheres cuidem de tudo isso, além de trabalharem fora de casa. Uma solução é dividir essas responsabilidades de forma mais justa entre homens e mulheres, além de cuidar mais do bem-estar emocional de todas as pessoas envolvidas.

Reflita sobre a carga mental e seus efeitos. Como isso pode afetar a sociedade? Você consegue identificá-la em alguma situação atual ou do passado, em sua vida? O que você pode fazer para reduzir a sua carga mental ou de alguém que convive? Elabore um pequeno texto de sensibilização à população em geral acerca do “trabalho invisível” feminino, apresentando reivindicações e propostas resolutivas sobre esse tema.


SAIBA MAIS

Você sabe o que é carga mental feminina, e como ela pode afetar a vida, rotina e saúde da mulher – além da relação conjugal e com demais pessoas que convive? Assista ao vídeo da professora Mariana Araguaia e reflita sobre o tema.

Canal Mariana Araguaia “Responsabilidade Afetiva”. Disponível em https://youtu.be/kMow9B_BpN8. Acesso em mai. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0515) Identificar, e relacionar a Adolescência e puberdade à presença dos hormônios e discutir o respeito à diversidade (biológica, sociocultural, afetiva, ética e sexualidade).
(EJACI0517) Reconhecer e explicar os principais métodos contraceptivos na prevenção da gravidez indesejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>. Acesso em 19/02/2024.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

SÃO PAULO. O que está por trás da carga mental das mulheres. Cidade de São Paulo – Saúde. Disponível em <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=306308>. Acesso em 19/02/2024.