You are currently viewing Ciências da Natureza: A ELUCIDAÇÃO DA DUPLA HÉLICE DO DNA

Ciências da Natureza: A ELUCIDAÇÃO DA DUPLA HÉLICE DO DNA

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos educandos da  8ª Série da Eaja.

Você já conhece a estrutura e função do DNA na transmissão de características hereditárias, porém já parou para pensar em como os cientistas elucidaram esse ácido nucleico? Na aula de hoje vamos conhecer esta história repleta de cientistas e, sobretudo, apreender que a construção do conhecimento científico não é uma prática solitária, mas sim coletiva.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA  A ELUCIDAÇÃO DA DUPLA HÉLICE DO DNA

8ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 6 – A ELUCIDAÇÃO DA DUPLA HÉLICE DO DNA

Na videoaula de hoje, apresentamos os espaços e cientistas de diferentes campos, sobretudo da química e da física, que estiveram ligados na proposição estrutural do DNA. Afinal, para conclusão do modelo que conhecemos – duas cadeias de nucleotídeos que se mantêm unidas em dupla hélice através de pontes de hidrogênio entre as bases de nucleotídeos – foi necessário diferentes aparatos tecnológicos e muito esforço de cientistas como Linus Pauling, Maurice Wilkins, Rosalind Franklin, Watson e Crick.

Compreendemos que Crick e Watson, mediante estudo dos trabalhos de Maurice Wilkins, Rosalind Franklin e Erwin Chargaff propuseram o modelo de dupla hélice do DNA, surgindo assim a solução para muitas questões sobre as funções desse composto orgânico.

Entendemos que mediante a compreensão do DNA, o campo da genética e biologia molecular têm avançado consideravelmente nos últimos anos, tornando possível abordar questões como o genoma humano, clonagem e alimentos transgênicos.

ATIVIDADE 1

Acesse o link abaixo e leia o texto “Medicina avança com sequenciamento completo do genoma humano” publicado na Revista Veja:

https://veja.abril.com.br/ciencia/medicina-avanca-com-sequenciamento-completo-do-genoma-humano/

Baseado na leitura solicitada acima, é hora de demonstrar sua compreensão e posicionar-se sobre as informações através da produção de um texto, que será exposto em um painel na sua escola. A temática do painel é “EVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO DNA” e seu texto será sobre umas das possibilidades científicas após a descoberta da estrutura do DNA, com dupla hélice, e o impacto disso na vida humana.

ATIVIDADE 2

Leia abaixo a sinopse da novela “O Clone” da Rede Globo, transmitida entre 2001-2002:

Fonte: <https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/o-clone/>.

A sinopse que você acabou de ler, traz o tema clonagem, que é um processo que pode ser definido, simplificadamente, como a produção de cópias de uma célula ou de um indivíduo geneticamente idênticos. Gêmeos idênticos, por exemplo, são clones naturais, assim como plantas obtidas através de mudas, e bactérias que se reproduzem assexuadamente. Entretanto, com os avanços científicos já citados, tem sido possível realizar e idealizar intervenções humanas envolvendo a clonagem, tais como na produção de plantas resistentes a pragas e idênticas entre si para aumento da qualidade e produtividade; clonagem de animais em processo de extinção; clonagem de órgãos compatíveis para transplante sem rejeição; dentre outras situações de interesse humano. Agora, sobre essas informações, responda em seu caderno:

  • A novela “O Clone” mostra uma possibilidade de intervenção humana envolvendo a clonagem. O que você pensa a respeito da clonagem retratada na novela?
  • Qual a importância de estudarmos e refletirmos sobre o processo de clonagem?

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoSCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA. Ciência & Educação, v. 11, n. 02, p. 223-233, 2005.
WATSON, J. D. A dupla hélice: como descobri a estrutura do DNA. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0813) Conhecer a estrutura do DNA e descrever sua função na transmissão de características hereditárias.
Língua Portuguesa(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.
(EAJALP0748) Expor painéis ou slides de apresentação e realizar exposição oral com dados de pesquisa.