You are currently viewing Cidadão Participativo em Favor de Seus Direitos

Cidadão Participativo em Favor de Seus Direitos

Olá! Qual é o papel do cidadão participativo? Você já fez uma reclamação por escrito ou por telefone? Você registrou a reclamação em qual órgão?  Você já registrou uma reclamação no PROCON? Sobre o quê? Você já se perguntou por que a carta física vem perdendo seu espaço para a troca de e-mails e de mensagens por celular? Você sabe como produzir uma Carta de Reclamação?

A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, priorizamos, nesta atividade, a Carta de Reclamação. Nela, o autor usa uma forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública do cidadão.


Atividade 1

Clique no link e assista ao vídeo “Carta de Reclamação”, produzido pelo canal “Carta de Reclamação”. Nesse vídeo, o professor Felipe Vilela faz um resumo sobre os elementos constituintes da Carta de Reclamação. Vamos lá!

“Carta de Reclamação” – Canal: Português em Minutos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=I_LPR-nZua8

Atividade 2

Reflita sobre o vídeo que você assistiu. Converse com os seus familiares e discutam sobre as questões a seguir:

  • Atualmente, a Carta de Reclamação está presente no seu dia a dia? Quais são os meios que você utiliza para acessá-la?
  • No vídeo, foi citada a estrutura da Carta de Reclamação. Você já conhecia a Carta de Reclamação e seus elementos constituintes? Que tal pesquisar?

Atividade 3

Há várias formas de comunicação. Responda, em seu caderno, as seguintes perguntas:

  • Você já presenciou alguém de sua família escrevendo, fazendo uma ligação ou mesmo indo pessoalmente reclamar de algo?
  • Alguém de sua casa já registrou reclamação no PROCON?
  • Qual foi a reclamação?
  • Qual foi a solicitação e os argumentos utilizados para convencer o destinatário a tomar providências?

Atividade 4

Produza uma Carta de Reclamação. Em seguida, endereça-a para alguma autoridade (Procon, empresas, órgãos responsáveis) e faça a sua reivindicação. Boa produção!


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0414) Compreender os gêneros carta de leitor e carta de reclamação, vinculados em jornais e revistas. 
(EAJALP0633) Realizar levantamento e redigir textos sobre Carta de reclamação presente no dia a dia (Planejamento, produção e revisão textual)
História(EAJAHI0406) Perceber que as mudanças na história ocorrem em ritmos diferentes e como estes se relacionam à vida atual das pessoas.