You are currently viewing Ciências – Célula, estrutura e diferenças

Ciências – Célula, estrutura e diferenças

Olá, pessoal! Hoje vamos aprender como é a estrutura de uma célula e saber ainda: será que a célula de uma bactéria é igual à célula do ser humano? E sua estrutura, como será? Que tal observarmos sua estrutura para podermos desenhar?


Atividade 1

Leia os textos e responda as questões abaixo:

A célula é a menor unidade que forma o corpo dos seres vivos. Mas será que existe diferença na estrutura das células dos seres vivos? Quais são as partes que formam uma célula? Assista o vídeo abaixo para compreender a resposta para essas perguntas:

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS CÉLULAS EUCARIONTES E PROCARIONTES? – Canal NutriDiversidade – YouTube

A célula dos seres humanos é uma célula eucarionte e a célula das bactérias é procarionte, portanto nossas células não são iguais às células das bactérias.
Agora que você já aprendeu várias coisas sobres as células, observe também a imagem abaixo, pegue um caderno e um lápis ou caneta e responda:

I – Cite 2 estruturas que são comuns tanto à célula procariótica quanto à célula eucariótica.

II – Cite 2 características apenas das células procariontes e 2 características presentes apenas nas células eucariontes.

III – Diferencie esses dois tipos de células em relação à presença de núcleo.


Você pode também desenvolver uma atividade bem legal (e deliciosa), que vai fazer com que você aprenda melhor, na prática, as estruturas desses dois tipos de células: convide um amigo ou alguém da sua família para montarem uma célula procarionte e uma célula eucarionte utilizando produtos comestíveis. Boa atividade e… bom apetite ao final da atividade.
Para entender como houve a formação do núcleo (Teoria da Invaginação da Membrana), das mitocôndrias e dos cloroplastos nas células eucariontes (Teoria da Endossimbiose), assista os vídeos a seguir.


Atividade 2

Arte:
Agora que você aprendeu sobre as células, que tal observar os detalhes de um desenho e tentar fazer o seu desenho?


Objetos de ConhecimentoCélula como unidade da vida:
Citologia básica – tipos celulares, teorias da formação da carioteca e endossimbiose.
Arte: Relações processuais e as conexões entre as diversas linguagens artísticas.
Componente CurricularCiências da Natureza e Arte
Habilidades(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Arte:
(GO-EF06AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais e as conexões entre as diversas linguagens artísticas, a produção autônoma e autoral, respeitando os contextos pessoais, sociais e culturais.
Proponentes/ Professores:Iracema Lino Bueno
Karly Pedatela Desidério
Ercione Isaías Nunes da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Odília Mendes de Brito
CRE:Brasil di Ramos Caiado

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries