Olá, pessoal! Hoje vamos aprender como é a estrutura de uma célula e saber ainda: será que a célula de uma bactéria é igual à célula do ser humano? E sua estrutura, como será? Que tal observarmos sua estrutura para podermos desenhar?
Atividade 1
Leia os textos e responda as questões abaixo:
A célula é a menor unidade que forma o corpo dos seres vivos. Mas será que existe diferença na estrutura das células dos seres vivos? Quais são as partes que formam uma célula? Assista o vídeo abaixo para compreender a resposta para essas perguntas:
A célula dos seres humanos é uma célula eucarionte e a célula das bactérias é procarionte, portanto nossas células não são iguais às células das bactérias.
Agora que você já aprendeu várias coisas sobres as células, observe também a imagem abaixo, pegue um caderno e um lápis ou caneta e responda:
I – Cite 2 estruturas que são comuns tanto à célula procariótica quanto à célula eucariótica.
II – Cite 2 características apenas das células procariontes e 2 características presentes apenas nas células eucariontes.
III – Diferencie esses dois tipos de células em relação à presença de núcleo.
Você pode também desenvolver uma atividade bem legal (e deliciosa), que vai fazer com que você aprenda melhor, na prática, as estruturas desses dois tipos de células: convide um amigo ou alguém da sua família para montarem uma célula procarionte e uma célula eucarionte utilizando produtos comestíveis. Boa atividade e… bom apetite ao final da atividade.
Para entender como houve a formação do núcleo (Teoria da Invaginação da Membrana), das mitocôndrias e dos cloroplastos nas células eucariontes (Teoria da Endossimbiose), assista os vídeos a seguir.
Atividade 2
Arte:
Agora que você aprendeu sobre as células, que tal observar os detalhes de um desenho e tentar fazer o seu desenho?
Objetos de Conhecimento | Célula como unidade da vida: Citologia básica – tipos celulares, teorias da formação da carioteca e endossimbiose. Arte: Relações processuais e as conexões entre as diversas linguagens artísticas. |
Componente Curricular | Ciências da Natureza e Arte |
Habilidades | (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Arte: (GO-EF06AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais e as conexões entre as diversas linguagens artísticas, a produção autônoma e autoral, respeitando os contextos pessoais, sociais e culturais. |
Proponentes/ Professores: | Iracema Lino Bueno Karly Pedatela Desidério Ercione Isaías Nunes da Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Odília Mendes de Brito |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries