You are currently viewing Calculando adições e subtrações

Calculando adições e subtrações

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 12/10, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?


A necessidade de contar objetos fez parte do desenvolvimento e da história humana.

Depois de um tempo, isso deu origem a operações matemáticas, como a adição e a subtração.

Essas operações são importantes quando queremos juntar ou retirar valores de uma determinada quantidade.

Por exemplo, se Pedro tem 12 figurinhas e ganha mais 7, usamos a adição para somar 12 com 7 e concluirmos que o total de figurinhas será 19.

Mas, se Pedro tem 12 figurinhas e perde 7, usamos a subtração para calcular o total de figurinhas fazendo 12 menos 7, que é igual a 5.

Nos vídeos de hoje você irá aprender estratégias para realizar esses cálculos mentalmente ou com mais facilidade.

Pegue seu material para realizar anotações e fique atento aos vídeos e conceitos mostrados!

Vamos lá?


“07 – Somando “de cabeça” – Matemática – Ens. Fund. – Telecurso” Canal: Novo Telecurso – Link: https://www.youtube.com/watch?v=mvLyUvYsLWc&list=PL3qONjKuaO2Ru1kJN088Oujd8fxSQLEUm&index=7


“Soma por meio da formação de um grupo de 10” – Canal: Khan Academy – Link: https://youtu.be/lVzS7yR-SEI


“Estratégias para somar números de 2 algarismos” – Canal: Canal: Khan Academy – Link: https: //youtu.be/qobPTRkdHOw

Soma com reagrupamento” – – Canal: Canal: Khan Academy – Link: https://youtu.be/alb03ojz-YM

“Como fazer subtrações de cabeça (sem reagrupamento)” – Canal: Canal: Khan Academy – Link: https://youtu.be/AzSdWNMq3cI

ATIVIDADE

A atividade de hoje consiste em um jogo.

Para isso, você precisará de 50 pedaços exatamente iguais de papel ou papelão.

Neles, escreva números de 1 a 50.

Corte mais dois pedaços e neles escreva os símbolos de “mais” e de “menos”

A regra do jogo é a seguinte:

você irá sortear um dos sinais escritos, para saber se a operação que irá realizar é adição ou subtração.

Depois, deverá sortear dois números dos papéis de 1 a 50 e realizar a operação que sorteou antes.

Se você sortear o sinal de “+”, você deverá adicionar os números que sortear em seguida.

Por exemplo: se tirar +, 12 e 17, deverá fazer 12 + 17, que é igual a 29.

Se sortear o sinal de menos, você deverá subtrair os números que sortear em seguida, retirando o menor número do maior.

Por exemplo: Se tirar –, 12 e 17, deverá fazer 17 – 12 que é igual a 5.

Se for jogar com mais de uma pessoa, é possível marcar 1 ponto por acerto para cada um.

Nesse caso, quem fizer 15 pontos primeiro vence a partida!

Essa atividade consiste em realizar operações de adição e subtração por diferentes estratégias, inclusive utilizando cálculo mental.

Essa atividade não possui uma única solução correta, pois depende da operação e dos números sorteados.

Por isso, é fundamental estar atento a cada operação e verificar se elas foram realizadas corretamente.

Se necessário, para conferir, você pode usar uma calculadora.


COMPONENTEOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Matemática(EAJAMA0501) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
(EAJAMA0503) Identificar as principais características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
(EAJAMA0504) Localizar e representar os números naturais e racionais (na forma decimal) na reta numérica.
(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.

EAJA –  Educação Financeira e Empreendedorismo – 5ª série

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: