You are currently viewing Língua Portuguesa – Cada um tem um jeito de falar

Língua Portuguesa – Cada um tem um jeito de falar

Olá! Você sabia que cada pessoa tem uma maneira de falar? E que essa maneira recebe várias influências ao longo da vida? A região em que ela vive, a família a que pertence, sua classe social etc.

Atividade 1

O modo de falar de uma região, por exemplo, é diferente de outra. Os cariocas adoram usar o “s” com som de “x”; os gaúchos gostam de falar “bah” e “tchê”; os goianos não cansam de falar “Uai”.

A essa variedade no falar, damos o nome de variação linguística.

Gostou de saber? Então, “bora” falar mais sobre isso, uai!?!

Assista ao vídeo do poema Pedido de Passarim, do professor Carlos Santana de Souza:

PEDIDO DE PASSARIM – Canal: Embalaletras

Fonte: Arquivo pessoal de Carlos Santana de Souza

Atividade 2

Pegue o caderno de língua Portuguesa e faça o cabeçalho como de costume diário na rotina escolar: nome da escola, data com a identificação do lugar, disciplina, professor, turma, turno e seu nome, conforme o modelo.

1. Releia:

“Outro dia, na minha sala,

Quando estava trabalhando,

Apareceu como uma bala

Um passarinho voando.

O pobre estava assustado,

Chamando-me para um lado,

Foi sua história contando:”

Essa estrofe está na linguagem culta da língua ou está em uma variedade regional? Explique.

1. As demais estrofes seguem o padrão da primeira? Justifique.
  1. Releia: “Outro dia, na minha sala/Quando estava trabalhando/Apareceu como uma bala/Um passarinho voando.”
  2. De quem é a voz que fala nesse trecho da primeira estrofe?
  3. De quem é a voz que fala nas demais estrofes?
  4. Sabemos que as narrativas podem ser feitas em primeira ou em terceira pessoa, o que chamamos de foco narrativo
  5. Qual é o foco narrativo de “Vida de Passarim”?
  6. O narrador é uma pessoa ou é um passarinho?
  7. As aspas (“ “) são usadas, em geral, para indicar uma ironia; que um termo não está escrito conforme os padrões da nossa língua ou, ainda, para indicar a mudança de interlocutor. No trecho a seguir, indique o motivo da utilização das aspas: “Seu moço, há de discurpá/Pela invasão que cometi…”

Proponentes – Professores:Carlos Santana de Souza
Instituição Educacional:Escola Municipal Residencial Itaipu
CRE: Jarbas Jayme

EAJA –Série: 8ª Série
Componente Curricular:Língua Portuguesa
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0850) Identificar as variedades da língua falada, o conceito de norma- padrão e o de preconceito linguístico.(EAJALP0756) Identificar as variedades da língua, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.